Neoenergia se reúne com empresários do Recife Antigo para apresentar projeto de ordenamento de rede no local

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A Neoenergia Pernambuco está promovendo uma série de reuniões com representantes de empresas que funcionam no Recife Antigo para alinhar o trabalho de ordenamento de rede que a distribuidora começará a realizar na ilha, a partir do dia 11 de novembro, até o final de janeiro. A intenção é informar todo o planejamento do serviço que será realizado e tirar dúvidas dos empreendedores, evitando assim qualquer tipo de interrupção durante a execução do serviço. O ordenamento de rede no cartão postal da cidade do Recife faz parte do trabalho preventivo que a distribuidora realiza, anualmente, visando a celebração do Carnaval.

Já foram realizados encontros com representantes do Porto Digital, Softex, Assespro, Seprope, COP da Prefeitura do Recife, Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), da Associação de Bares e Restaurantes, Algar, Vivo, Worldnet, Um Telecom, dentre outros.

“Estamos procurando os principais players do Recife Antigo para que possamos explicar como será nossa atuação na região. No total serão 15 ruas recebendo nossas equipes, que vão eliminar fios desnivelados e equipamentos que não possuem autorização para usar os postes, ou estão fora do padrão de segurança exigido pelos Agentes Reguladores”, afirmou o gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Fábio Barros.

“Essa aproximação com a Neoenergia é muito positiva para nós que fazemos o Porto Digital. Até porque esse trabalho de ordenamento é necessário por questão de segurança para a população e por estarmos inseridos em um bairro histórico, cartão postal da nossa cidade”, afirmou presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Todas as 127 empresas de telecomunicações que possuem contrato com a Neoenergia para a utilização dos postes já foram comunicadas da ação desde o último mês. Elas terão cerca de 90 dias para corrigir as próprias redes. O prazo é três vezes superior ao que exige a regulação da Aneel e da Anatel.

“Esta aproximação com os empresários do Recife Antigo é muito importante, pois tivemos a oportunidade de mostrar o que vamos fazer e ainda alertá-los sobre a necessidade de eles cobrarem às empresas de telecomunicações que regularizem as próprias redes para que não sejam eliminadas e as pessoas fiquem sem internet”, conclui Fábio Barros.

Outras reuniões estão sendo marcadas para os próximos dias. Além disso, as equipes da Neoenergia ainda promoverão uma reunião com as principais empresas de telefonia que atuam na Ilha para fazer o mesmo trabalho de informar e tirar dúvidas sobre a ação.

Nos últimos três anos, a Neoenergia promoveu a retirada de mais de 200 toneladas de fios e equipamentos de telecomunicações irregulares dos postes no Estado. Neste ano, já são cerca de 70 toneladas eliminadas pela distribuidora com foco na segurança das pessoas.

Regularização
A Neoenergia Pernambuco ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas 001/1999 e 004/2014, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP), e 1.044/2022 da Aneel. De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e atender às normas técnicas e comerciais específicas.

Related Posts