Neta de ex-prefeito da cidade indignada com o descaso do Museu do Sertão em Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset


unnamed (7)Um dia após a homenagem a sua irmã, Auxiliadora Albuquerque (Dora Barracão), que foi condecorada com a Medalha Honra ao Mérito Dom Malan, maior honraria do legislativo municipal de Petrolina, no sertão do estado, hoje (27), a sua irmã, Socorro Barracão que morou com seu avó, João Barracão, ex-prefeito da cidade, durante sua juventude, visitou o Museu do Sertão e não gostou muito do que viu. Socorro viveu na casa do avô até antes de casar e ir morar em Salvador-BA. Ela se diz uma pessoa fascinada pela obra social do seu avó que governou Petrolina no final da década de 40. O mandato avô do prefeito foi pautado na trilogia e contemplava as áreas da educação saúde e cultura na cidade. O Coronel João Barracão era conhecido como ‘o pai dos pobres’.

unnamed (5)A neta conta que o ex-prefeito era um homem de muitas qualidades e de uma humildade grandiosa. Sabia colocar na mesma importância, o presidente da Republica e o vaqueiro da caatinga. Com sua morte em 5 de maio de 1977, sua família doou o seu acervo para o Museu do Sertão, espaço que na frase celebre do grande jornalista petrolinense, Cid Carvalho: ‘O Museu é o cofre da História’. História que foi questionada por Socorro Barracão durante a visita feita ao local que já foi um dos cartões postais de Petrolina.

“Que História? História do descaso ? História do descrédito à memória de meu avó e de outras personalidade ilustres de Petrolina que doaram os seus acervos familiares? Esses questionamentos foram feitos várias vezes pela neta do ex-prefeito João Barracão que ficou indignada com a situação caótica que em se encontra o o Museu do Sertão em Petrolina.

unnamed (6)“Estou indignada e perplexa com a situação do nosso Museu do Sertão,local onde deveria está a riqueza de nossa história está completamente abandonado, Será que nossas autoridade não estão vendo isso?” questionou Socorro Barracão. Com a resposta, os responsáveis pela manutenção e conservação desse e de outros prédios e espaços públicos e históricos de Petrolina.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário