No Dia do Obstetra, médico do Hospital Dom Malan tira dúvidas sobre gravidez e Covid-19

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Neste Dia do Obstetra (12 de abril), o médico e um dos coordenadores da Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Dom Malan, Osman Sarmento, fala sobre os riscos da gravidez e parto neste período de pandemia.

A ciência e os especialistas têm corrido contra o tempo para buscar responder as perguntas que mais importam neste momento. Com base em estudos recém-divulgados e na experiência, o profissional destaca alguns pontos importantes:

1 – A Covid-19 gera uma inflamação com potencial de causar tromboses. E isso pode interferir nos mecanismos que levam à pressão alta na gravidez. Portanto, é bom ficar de olho.

2 – A possibilidade da transmissão vertical é um fato, mas não existe a comprovação de que o vírus possa causar problemas para o bebê intraútero.

3 – Comorbidades maternas sempre aumentam os riscos em qualquer gravidez, e isso vale, inclusive, para a Covid-19.

4 – Se a gestante estiver respirando sem dificuldade, a passagem do oxigênio para a placenta será mantida. Mas, caso a função respiratória seja comprometida, existe sim o risco de o quadro grave levar sofrimento ao bebê.

5 – Os remédios mais usados para infecções pulmonares normalmente não causam prejuízos aos fetos.

6 – A doença não exige a realização de uma cesárea. A avaliação e a realização do parto em si seguem como antes.

7 – A crise atual não justifica pular consultas ou exames de pré-natal. A rotina não pode ser suspensa em nenhum contexto. Os malefícios para a saúde materno-fetal superam qualquer risco aumentado de contrair o coronavírus.

8 – Se a mãe testar positivo para a infecção, a recomendação é realizar acompanhamento ainda mais intenso, mesmo que o curso da doença não se agrave.

“A medida que o tempo passa, mais pesquisadores se dedicam a investigar os efeitos do novo coronavírus, o que faz com que os achados se aprofundem e, às vezes, até façam cair por terra as conclusões anteriores. Então, o nosso dever é estar sempre atualizado para oferecer às pacientes do HDM a melhor conduta e é isso que nós temos feito”, ressalta Dr. Osman, que na oportunidade parabeniza a todos os colegas pelo Dia do Obstetra.

Related Posts