Garantir dignidade e identidade a um dos públicos que mais sofre com violência e preconceito. Esses são objetivos do programa Retifica Petrolina, iniciativa para possibilitar gratuidade na mudança de nome no registro civil de transsexuais, transgêneros e travestis. A ação foi formalizada pelo prefeito Miguel Coelho, nesta segunda-feira (28), Dia do Orgulho LGBTQIA+.
A medida é uma parceria da Prefeitura de Petrolina com cartórios da cidade. De acordo com mapeamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos 75% dos petrolinenses trans reivindicam a mudança do nome no registro e em documentos. Além disso, 53% das pessoas desse público estão desempregadas e sem suporte financeiro. Os dados do levantamento foram decisivos para a criação da parceria para retificação de forma gratuita, mais ágil e com acompanhamento de assistentes sociais da Prefeitura.
A primeira beneficiária do programa é Jhenyffer Lawanny Soares Braga. Ela participou do ato simbólico com o prefeito Miguel Coelho e relatou constrangimentos que passa todos os dias para provar sua identidade. “É muito difícil. A gente chega nos lugares e tem sempre que provar quem somos, mostrar o documento e explicar porque o nome no papel é diferente do que dizemos”, contou Jhenyffer na conversa com o prefeito.
A dignidade e a preservação da autoestima oferecidas pelo programa foram apontadas pelo prefeito Miguel Coelho como direitos essenciais que precisam ser assegurados ao público trans. “Respeito é a palavra de ordem que queremos difundir em toda a sociedade. Precisamos respeitar as decisões e a orientação sexual das pessoas para consolidar uma sociedade que respeite todas as formas de amor e de amar”, defendeu Miguel.
Para ter acesso ao programa gratuito e à assistência social por meio da Prefeitura de Petrolina, o público trans deve procurar a Secretaria Executiva de Direitos Humanos. A sede do órgão fica na Avenida Gilberto Freire, s/n°, Vila Mocó. O contato pode ser feito também por meio do WhatsApp: (87) 99103-6999 ou do telefone 3862-1508.
Fotos: Alexandre Justino
