No Dia do Servidor, comemorado neste 28 de outubro, a Prefeitura de Juazeiro divulga balanço de ações realizadas em 10 meses de gestão voltadas para priorização da valorização do servidor público. No período, foram implementadas diversas medidas e ações para otimização dos serviços prestados à população. Através da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), os funcionários receberam incentivos, oportunidades, formações e capacitações – tudo fruto de um trabalho de valorização do funcionalismo público posto em ação pela gestão Suzana Ramos.
Vencimentos em dias
Uma das primeiras melhorias implantadas pela Gestão Municipal foi a antecipação dos vencimentos salariais dos servidores. Os pagamentos que antes eram realizados até o quinto dia útil do mês seguinte, foram alocados no último dia útil do mês vigente. Outra importante ação é a continuidade do pagamento da folha salarial em dia, evitando atrasos.
Além disso, a gestão estipulou o cronograma para pagamentos neste final de 2021. A 2ª parcela do 13º salário será efetuada em 10 de dezembro e o pagamento do salário do mês de dezembro, no dia 23 do mesmo mês.
Processos seletivos e concurso
Ao todo, até o período, foram realizados processos seletivos simplificados para Professores e Agentes de Portaria; para setores da Administração e da Secretaria de Saúde. Além disso, foi concretizada a oferta de Concurso Público para a Secretaria de Educação.
Cartão do Servidor
Mais um benefício oferecido, foi a disponibilização de aplicativo para acesso fácil às informações financeiras através do celular. Os funcionários ativos e inativos têm acesso às informações de contracheque, margens de empréstimo, espelho do imposto de renda, além da declaração de rendimentos anuais. É a tecnologia facilitando a vida do servidor municipal.
Recomposições Salariais
Em 2021, a Prefeitura também concedeu recomposição salarial de 4,52% aos servidores municipais e de 7,65% aos servidores do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE). As porcentagens, que seguem o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), representam o compromisso da gestão com seu corpo de colaboradores.
Cartões
Funcionários também têm direito ao novo Cartão do Servidor que oferece diversos benefícios em estabelecimentos do município. O dispositivo concede mais comodidade e melhora na qualidade de vida do funcionário. Além de fomentar o comércio local, entre lojas, mercados, farmácias, óticas e academias, por exemplo.
Também existe o convênio com a Credcesta, empresa que disponibiliza um cartão de crédito exclusivo para servidores, sem taxa de anuidade, para realizar compras à vista ou parcelado, nos supermercados da Rede Cesta do Povo, nos milhares de estabelecimentos credenciados pelo Brasil com a bandeira Visa, além de serviços financeiros completos, como saques e programa de pontos.
Parcerias educacionais
Grande incentivo na área educacional, a gestão firmou convênio com diversas unidades educacionais de ensino superior e oferece bolsa de estudos e descontos nas mensalidades para servidores e seus dependentes. A parceria beneficia funcionários efetivos e contratados.
Egesp
A Escola de Gestão Pública de Juazeiro promove diversos cursos, capacitações e eventos direcionados para os servidores, como Redação Oficial, Excel Básico e Word Básico, Curso de Libras Básico, Direito Administrativo, Qualidade no uso das Plataformas Digitais, Aproveitamento Integral dos Alimentos e Qualidade no Atendimento ao Público, além de palestra sobre a valorização da identidade para os servidores.
Segurança do Trabalho
A Prefeitura de Juazeiro ampliou os canais de comunicação e os servidores podem emitir e solicitar documentos online. O Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalhador (Nussat) disponibiliza um espaço no site institucional (www.juazeiro.ba.gov.br) para solicitação do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Ambos documentos são importantes e garantem direitos e benefícios laborais para os funcionários.
Servidores inativos
Para os servidores inativos, o Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ) disponibiliza várias ações e serviços. O órgão passou a atender em casa os funcionários que não podem ir à sede da autarquia por problemas de saúde e oferece atendimento psicológico para os aposentados e pensionistas na modalidade de plantão que propõe uma relação terapêutica baseada na escuta atenta para trabalhar questões emergenciais.
O IPJ também conseguiu zerar a fila de espera para perícias médicas, necessárias para a concessão de auxílios doença ou aposentadorias por invalidez. Além de fomentar a campanha para alertar sobre violência financeira contra idosos.
Texto: Eudes Sampaio – Ascom/Segesp/PMJ
Fernanda Barros – Secretária de Comunicação de Juazeiro