A Vereadora Cristina Costa, do Partido dos Trabalhadores em Petrolina, vem através dessa nota, manifestar apoio e solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras do MST – Movimentos dos trabalhadores rurais sem terra, que com dignidade e perseverança, vem enfrentando a forma arbitrária e truculenta do Governo golpista de Michel Temer. Esse ‘desgoverno’ que não respeita movimentos e organizações socias, com o objetivo de defender latifundiários.
Esta vereadora, como cidadã, sindicalista, militante, e que acredita num país com mais justiça social, vai continuar ao lado dos que lutam por moradia, saúde, e dignidade humana. Registramos nossa indignação aos ataques orquestrados por esse ‘desgoverno’ que programou para esta quarta-feira, 28 de Fevereiro, despejos intensificados em acampamentos de trabalhadores e trabalhadoras rurais em várias regiões do Estado de Pernambuco, incluindo Petrolina. Numa articulação desleal e desigual de políticos que são subservientes ao Latifúndio e ao Agronegócio.
Em Petrolina, o MST está atento, articulando vigílias e ocupações no Incra, buscando o assentamento de quase 900 famílias que ocupam a área de Projeto Pontal, e aguardam um novo local para serem transferidas. A CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, com o apoio da Polícia Militar, desligou energia elétrica, e interrompeu o fornecimento da água, colocando em risco a plantação e a renda dessas famílias.
O Projeto Pontal Sul, desde sua implementação, é palco de luta e de resistência das famílias que ocupam a área desde 2007, para evitar que um equipamento construído com recursos públicos, seja instrumento para enriquecer empresários do agronegócio, enquanto milhares de trabalhadores e trabalhadoras petrolinenses, não tem renda e nem terra para produção. Uma área de 30 mil hectares, com 17 mil e 500 irrigáveis, usada apenas para atender os interesses políticos dos que defendem o capital concentrado na mão de poucos, sem igualdade e sem justiça social para os próprios filhos de Petrolina.
A Vereadora Cristina Costa vem lembrar que a luta continua firme e forte! Os trabalhadores unidos podem mais dos que o poder abusivo. Pela Reforma Agrária Popular, vamos continuar lutando e defendendo nossos trabalhadores e trabalhadoras.
Assessoria de Imprensa
Cristina Costa
Vereadora – PT