Em resposta às recentes declarações feitas pelo organizador do 30º Congresso de Violeiros de Petrolina, Natanael Cordeiro, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção, vem a público esclarecer que o último encontro pessoal feito com o senhor Natanael foi realizado no dia do lançamento do Circuito Junino, no Centro de Convenções, em 23 de maio. Nesta ocasião, o secretário informou que os subsídios oferecidos pela Prefeitura em 2014, para a realização de festejos juninos, seriam através de investimentos em infraestrutura. Ao receber a informação, o senhor Natanael se retirou do local, interrompendo o diálogo, sem que tivesse o secretário a oportunidade de informá-lo que a estrutura para o Festival de Violeiros seria a mesma utilizada pelo Concurso de Sanfoneiro, e que estava analisando maneiras legais para apoiar o evento em questão.
O convênio firmado entre a Prefeitura de Petrolina e a Associação dos Cantores e Poetas do Vale do São Francisco, em 2013, teve um valor total de R$23 mil. A prestação de contas deste convênio deveria acontecer até 30 (trinta) dias após a realização do evento. Contudo, a documentação exigida foi entregue pela Associação apenas no dia 12 de março deste ano. A referida documentação foi avaliada pelo secretário Jorge Assunção e o secretário executivo de eventos, Edson Albuquerque Blohem e estes requereram a apreciação da Procuradoria do Município, que está julgando se aprova ou rejeita a prestação de conta da Associação.
O valor exigido pela organização do evento para a festa este ano é de R$59 mil, quantia esta incompatível com o valor disponibilizado no ano anterior.
O secretário salienta ainda que eventos desta natureza são realizados com subsídios da gestão pública, mas com aporte de patrocinadores, e que havia necessidade da organização do evento fazer prévio contato com potenciais parceiros privados para a execução do Congresso.
Jorge Assunção ratifica que o diálogo com o senhor Natanael Cordeiro e demais membros da organização do evento continua aberto para que, assim como aconteceu em outros eventos neste ano, seja estabelecido um entendimento entre todos os envolvidos.
Assessoria de Imprensa – Sedesa/PMP
Blog do Banana