Nota de Esclarecimento sobre contingenciamento

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Embrapa SemiáridoEm atenção à nota do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), Seção Sindical de Petrolina, publicada no Blog do Banana (http://ricardobanana-com.umbler.net/gestores-da-embrapa-semiarido-demitem-16-empregados-terceirizados-dos-servicos-de-limpeza-e-vigilancia/) no dia 9 de junho de 2017, a Embrapa Semiárido esclarece que diversas medidas que estão sendo adotadas na empresa visam atender ao contingenciamento orçamentário imposto pelo Governo Federal.

Informa, ainda, que o contingenciamento diz respeito apenas às despesas fixas – que incluem vigilância, limpeza, energia, telefone e internet – e de gestão – como combustível, manutenção de veículos, café da manhã, entre outras –, não contemplando, portanto, as despesas de pessoal, como salários e gratificações dos gestores e benefícios dos empregados, a exemplo do adicional de titularidade, auxílio creche, entre outros.

A Embrapa Semiárido esclarece, ainda, que a solução apresentada pelo Sindicato não atende ao contingenciamento, visto que não é possível reverter recursos da rubrica de pessoal para a de custeio, que é o caso das despesas fixas e de gestão.

Por esta razão, entre as diversas medidas de redução de despesas adotadas pela Embrapa Semiárido, está, também, a renegociação com a empresa prestadora de serviços para redução dos valores dos contratos de vigilância e limpeza. A empresa, por sua vez, aceitou a redução e efetivou a adequação, com a consequente rescisão do contrato de parte dos seus empregados.

Por fim, ressaltamos que, ao passo que estamos sensíveis ao esforço comum para atingir as metas do Governo Federal, também nos solidarizamos com os trabalhadores que deixarão de atuar na nossa empresa, entendendo que a situação restritiva não atinge somente a Embrapa Semiárido, e que seu impacto está sendo sentido nos mais diversos setores do país.

Pedro Carlos Gama da Silva

Chefe-Geral da Embrapa Semiárido

Blog do Banana

Related Posts

3 comentários

Nascimento 9 de junho de 2017 - 19:07

Caro Pedro Gama.

Papel aceita tudo, principalmente suas palavras frias, quando na verdade vocês estão destruídos a vida de 16 pais de família.

Vivemos num país aonde a palavra democracia existe apenas no papel, tantos pedidos foram feitos para que fosse adotado mais a DONA DA EMBRAPA, Rainha Neide Medeiros disse é alto e bom som que sua palavra não voltava atrás nesta decisão.

Baixa a ditadura e viva a democracia. Até onde iremos tolerar esses desmando e imposição da chefe administrativa?

Responder
joao passos 9 de junho de 2017 - 18:22

Esse chefe é o típico patrão: aos empregados os ossos e a eles o filé. Falou, falou e falou e não disse como pode evitar as demissões que ele faz na Embrapa. Ganham mundos de gratificações e não tem compaixão dos mais pobres. Onde estão os políticos da região para evitarem as demissões de terceirizados da Embrapa?

Responder
CARLOS NASCIMENTO 9 de junho de 2017 - 17:31

É MUITO FÁCIL COLOCAR AS PALAVRAS FRIAS NO PAPEL QUANDO NA PRÁTICA SÃO FAMÍLIAS QUE VÃO PASSAR OU MELHOR JÁ ESTÃO PASSANDO POR ENORMES DIFICULDADES. DR. PEDRO TALVEZ O SR NEM SAIBA QUE ENTRE ESSAS PESSOAS ALGUMAS JÁ TEM 20 ANOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA EMBRAPA E ESTÃO SENDO DISPENSADAS SEM NENHUM RESPEITO E CONSIDERAÇÃO E QUE UMA COISA FIQUE BEM CLARA PARA TODA A POPULAÇÃO QUE ESTAMOS SENDO CONVIDADOS A COLABORAR COM OS AJUSTES DO GOVERNO ILEGITIMO QUE HORA GOVERNO ESSE PAÍS SITUAÇÃO ESSA QUE A GESTÃO DA EMBRAPA SE APROVEITA PARA NOS DEMITIR. UMA COISA PODEM TER CERTEZA EXISTEM OUTRAS POSSIBILIDADES QUE FORAM MOSTRADAS MAIS IGNORADAS PELOS GESTORES LOCAIS ONDE FORAM VÁRIOS APELOS, PORÉM SEM NENHUM SUCESSO ESSA JUSTIFICATIVA É SIMPLESMENTE PARA NÃO FICAR SEM RESPOSTA JÁ QUE ESSE BLOG É BEM VISUALIZADO. MAIS NEM DE LONGE ATENDE A REALIDADE DA SITUAÇÃO A VERDADE É UMA SÓ, O POVO(POBRE) É SEMPRE QUEM PAGA O PATO.

Responder

Deixe um comentário