À Juazeiro e aos familiares de Lomanto Junior:
A Câmara de Vereadores de Juazeiro, por sua Mesa Diretora, externa o mais profundo pesar pelo falecimento do Governador Lomanto Junior, ocorrido na noite desta segunda-feira, 23 de novembro de 2015.
Lomanto foi decisivo para o desenvolvimento de Juazeiro com a rodovia Feira de Santa – Juazeiro, construída enquanto governador; trabalhou ativamente pela implantação da energia elétrica em Juazeiro, ampliando a usina hidroelétrica de Paulo Afonso e teve entre seus maiores amigos o ex-prefeito Américo Tanuri.
Vereador, um dos grandes oradores baianos, Lomanto foi vereador e prefeito por duas vezes em Jequié, deputado estadual, deputado federal, governador e senador. Destacou-se por sua integral dedicação à região do sertão da Bahia e por seu trabalho de expansão da malha rodoviária, que para ele levava o desenvolvimento e integrava as regiões mais distantes, aproximando “o sertão da Bahia à Salvador e fazendo deste estado um só”.
Enquanto governador, apesar de apoiar os militares que tomaram o poder em 1964, preocupou-se com a identidade e o respeito às peculiaridades baianas.
Predestinado, venceu, por força de vontade e capacidade de realizar os sonhos, todas as dificuldades que lhe foram impostas, desde a elite política baiana, pouco disposta a ceder lugar a um interiorano desconhecido às notórias diferenças entre seu estilo de governar, popular e carismático e a crueza da ditadura, pouco disposta a ceder lugar às manifestações populares.
Juazeiro, mais que por suas realizações físicas, mais que o desenvolvimento que impulsionou, deve a ele o exemplo de amizade, de reconhecimento e dedicação à causa do ribeirinho sanfranciscano.
Que sua família, a base sobre a qual construiu sua vida política e pessoal, receba nossos mais sinceros votos de conforto. Que a Bahia, órfã de Lomanto, receba nosso pesar.
Mesa da Câmara Diretora da Câmara de Vereadores de Juazeiro, 24 de Novembro de 2015.
Damião de Almeida Medrado
Presidente