Nota de Pesar para Lomanto da Câmara de Vereadores de Juazeiro

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemÀ Bahia,

À Juazeiro e aos familiares de Lomanto Junior:

A Câmara de Vereadores de Juazeiro, por sua Mesa Diretora, externa o mais profundo pesar pelo falecimento do Governador Lomanto Junior, ocorrido na noite desta segunda-feira, 23 de novembro de 2015.

Lomanto foi decisivo para o desenvolvimento de Juazeiro com a rodovia Feira de Santa – Juazeiro, construída enquanto governador; trabalhou ativamente pela implantação da energia elétrica em Juazeiro, ampliando a usina hidroelétrica de Paulo Afonso e teve entre seus maiores amigos o ex-prefeito Américo Tanuri.

Vereador, um dos grandes oradores baianos, Lomanto foi vereador e prefeito por duas vezes em Jequié, deputado estadual, deputado federal, governador e senador. Destacou-se por sua integral dedicação à região do sertão da Bahia e por seu trabalho de expansão da malha rodoviária, que para ele levava o desenvolvimento e integrava as regiões mais distantes, aproximando “o sertão da Bahia à Salvador e fazendo deste estado um só”.

Enquanto governador, apesar de apoiar os militares que tomaram o poder em 1964, preocupou-se com a identidade e o respeito às peculiaridades baianas.

Predestinado, venceu, por força de vontade e capacidade de realizar os sonhos, todas as dificuldades que lhe foram impostas, desde a elite política baiana, pouco disposta a ceder lugar a um interiorano desconhecido às notórias diferenças entre seu estilo de governar, popular e carismático e a crueza da ditadura, pouco disposta a ceder lugar às manifestações populares.

Juazeiro, mais que por suas realizações físicas, mais que o desenvolvimento que impulsionou, deve a ele o exemplo de amizade, de reconhecimento e dedicação à causa do ribeirinho sanfranciscano.

Que sua família, a base sobre a qual construiu sua vida política e pessoal, receba nossos mais sinceros votos de conforto. Que a Bahia, órfã de Lomanto, receba nosso pesar.

Mesa da Câmara Diretora da Câmara de Vereadores de Juazeiro, 24 de Novembro de 2015.

Damião de Almeida Medrado

Presidente

Related Posts

Deixe um comentário