Prezado jornalista Ricardo Banana,
Sobre as acusações feitas por meio de comentários deste blog ao presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF), a Assessoria de Comunicação da entidade esclarece que:
– O SINPAF faz um amplo processo de mobilização de suas bases para a campanha salarial 2013. Essa campanha começou em 01 de maio deste ano e deste então, assembleias têm ocorrido em unidades da Embrapa e Codevasf de todo o país, no intuito de mobilizar os trabalhadores. Cabe à Direção Nacional do sindicato o dever e a obrigação de informar a sua base sobre o processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho, além de ouvir demandas e sugestões de novos procedimentos da categoria, como ocorreu em Juazeiro, nesta semana, onde os trabalhadores sugeriram a realização de 1 dia de paralisação em todas as Superintendências da Codevasf para pressionar a Companhia por aumento com ganho real. Para se ter uma ideia, desde o início da campanha salarial, já foram realizadas viagens de mobilização para quase 10 destinos de diferentes regiões do país. E elas prosseguirão, enquanto não for fechado os ACTs. Esse trabalho de base, em nada interfere na pressão e articulação que o SINPAF realiza em Brasília, junto aos órgãos competentes.
– Sobre o suposto processo de denuncia de calúnia ao qual responde Vicente Almeida e presidente da Seção Sindical Amazonas, Simone Alves, o próprio SINPAF fez questão de tornar pública a informação de que a Embrapa planejadamente tenta criminalizar dirigentes sindicais pelo fato de que estes vêm cumprindo com seu papel de denunciar a violação de direitos dos trabalhadores. No final de 2012, a direção nacional do SINPAF e a SS Amazonas denunciaram à Organização Internacional do Trabalho e à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República a situação degradante na qual se encontravam 30 trabalhadores do campo experimental DAS, da Embrapa Amazônia Ocidental. A postura do Sindicato desagradou o governo, que, por sua vez, denunciou Vicente e Simone à Polícia Federal por calúnia. A verdade pode ser lida em dos portais mais acessados do Brasil, o Viomundo, que publicou reportagem completa sobre o assunto. Segue os links com as reportagens abaixo:
http://www.viomundo.com.br/denuncias/embrapa.html
http://www.viomundo.com.br/denuncias/sindicato-rebate-acusacoes-de-nota-da-embrapa.html
– Sobre a ação movida pela Seção Sindical Codevasf Petrolina, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) indeferiu a liminar, ou seja, os argumentos apresentados são insuficientes para formar o convencimento do juiz sobre a verossimilhança das alegações e a urgência da medida requerida.
Por fim, ressaltamos que a proximidade com as eleições da Direção Nacional do SINPAF não pode impedir que seus representantes eleitos legitimamente prossigam com o trabalho ao qual lhes foi confiado. E é lamentável constatar que existam grupos usando-se desse argumento para usufruto eleitoral.
A gestão SINPAF na Luta prosseguirá normalmente com suas atividades sindicais em defesa dos trabalhadores de pesquisa e desenvolvimento agropecuário de todo o Brasil.
Atenciosamente,
Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário – SINPAF
Blog do Banana