Acontecem hoje(29) e amanhã(30), as matrículas para a nova creche do Proinfância, no Jardim São Paulo, das 8h às 13h, no prédio da nova sede. A nova unidade foi construída pela Prefeitura Municipal de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o MEC e vai atender 400 crianças, de quatro e cinco anos, nos dois turnos. A nova unidade será inaugurada nos próximos dias. As aulas começarão em fevereiro.
Mais outras duas creches do ProInfância estão sendo previstas para ser entregues no primeiro semestre deste ano. Uma localizada no bairro Vale do Grande Rio e a outra, no Rio Corrente, totalizando 1200 crianças atendidas nas três unidades, ainda este ano. A construção das creches é baseada no modelo nacional do programa de reestruturação e aquisição de equipamentos para a rede escolar de educação infantil. Cada uma tem área de no mínimo 2.800 m. O método de construção é de metodologia inovadora, uma nova tecnologia que requer menos tempo para execução, adotada em todo país, sendo que Petrolina é uma das pioneiras na adoção do método, em todo o Nordeste.
O prefeito de Petrolina Julio Lossio informou que a sua luta é, e sempre será, garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil do Município. Ele considera que a construção das unidades, bem como a aquisição de equipamentos físicos para as escolas são indispensáveis para que a cidade continue avançando na educação.
Lossio ainda ressaltou que as creches foram construídas pensando no processo de aprendizagem dos estudantes, com: salas de aula, sala de informática, bibliotecas, sanitários, sala de repouso, pátio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes.
O Secretário de Educação, Coronel Leite, acompanha de perto todo o processo de construção das creches, desde a escolha do terreno. “Temos que pensar sempre na mobilidade e acesso das pessoas nas comunidades a esses equipamentos, objetivando a visão de logística e dimensão de benefícios dos projetos educacionais”, pontua o secretário.
Ascom
Blog do Banana
