A agricultora Joycy Camyla da Silva tem 20 anos e mora com os dois filhos e o marido em uma pequena casa no Bairro João de Deus, em Petrolina. Ela acorda às 4h todos os dias para fazer a comida e arrumar a casa antes de pegar o ônibus da empresa às 6h. O pequeno Wesly Davy, de apenas dois anos e seu irmão mais velho, de seis, ficavam aos cuidados de uma babá e só reviam a mãe depois das 21h, quando ela chegava do trabalho.
“Assim como Joycy, muitas mães do Bairro João de Deus saem cedo de suas casas para trabalhar e deixam seus filhos aos cuidados de babás, avós e até mesmo vizinhos”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Tenório. Com chegada da 79ª unidade do Programa Nova Semente, intitulada ‘Madre Teresa de Calcutá’, essas mães podem, agora, trabalhar tranquilas enquanto seus filhos recebem educação, cuidados e cinco refeições diárias na creche. “Eu não conseguia trabalhar em paz sem saber como meus filhos estavam, se já estavam alimentados. Eu agora estou tranquila, pois sei que Wesly vai ser bem cuidado pelas sementeiras e pelos outros profissionais que vejo nas outras creches. Além disso, minhas despesas vão diminuir porque não vou mais precisar pagar ninguém pra cuidar dele ”, explicou Joycy.
A gestora da unidade, Maria Luciene Souza, esclareceu que a creche representa alívio para as 60 famílias beneficiadas. “Nós do bairro João de Deus desejamos muito a chegada do Nova Semente. A procura foi muito grande, todas as mães queriam colocar seus filhos na unidade. Hoje é um dia de muita paz e alegria, pois amanhã todas estas mães poderão sair tranquilas de suas casas na certeza de que seus filhos estão recebendo uma educação de qualidade”, afirmou a gestora.
A educação de qualidade a qual Maria Luciene se refere é a base para um futuro mais digno, como explicou o psicólogo do Instituto Alfa e Beto, Pedro Pires. “A creche não é apenas um lugar para que a criança possa se desenvolver cognitivamente. A educação, cuidado e carinho dispensados nesta fase inicial é muito importante para a formação do cidadão”, esclareceu.
A secretária de Educação do município, Célia Regina de Carvalho, frisou que a data de inauguração da unidade representa o início de um novo tempo. “O investimento de qualidade na educação infantil é a melhor forma de preparar estas crianças para os desafios na vida. A partir de agora, todos estarão exercendo o direito constitucional de aprender. E, ninguém mais que as mães, sabem como é excelente trabalhar com tranquilidade e, ao chegarem em casa, ver os seus filhos lendo e escrevendo aos cinco anos de idade”, ressaltou.
Com a nova unidade, já são 4.740 famílias beneficiadas, 23.700 refeições diárias, 521.400 refeições mensais e 1.287 funcionárias com carteira assinada.
ASCOM-PMP
Blog do Banana
