Frutas, frutos e negócios. Esse é o clima que será encontrado por quem for prestigiar a 25ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) que foi aberta oficialmente nesta quarta-feira, 28, e segue até o dia 31, sábado em Petrolina, no Sertão do São Francisco. Bastante prestigiada, a abertura oficial da feira contou com autoridades de toda a região.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz que representou a presidente Dilma Rousseff na solenidade, destacou a importância da agricultura irrigada para o vale ao lado dos prefeitos de Petrolina/PE, Julio Lóssio e de Juazeiro/BA, Isaac Carvalho, entre outras autoridades.
O prefeito de Petrolina abriu oficialmente a Fenagri, ressaltando como a agricultura irrigada evoluiu e agora é hora de chegar com mais força aos médios e pequenos produtores. “É hora da agricultura irrigada atingir com mais força o pequeno e o médio agricultura e temos já exemplos do esforço dos governos e da Codevasf para essa nova fase da produção irrigada no semiárido nordestino se concretizar”, disse o prefeito.
Na sua fala, o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, fez um importante relato sobre o ex-deputado Manoel Novaes que era pernambucano de Floresta, mas foi pela Bahia que conquistou mandato político e que trouxe o modelo desenvolvido pelo órgão que preside dos Estados Unidos, tornando o Vale do São Francisco a principal região do Brasil em produção irrigada.
Na Fenagri todo esse potencial pode ser conferido e agora o evento foca as novas culturas que estão chegando, frutos de pesquisas da Embrapa e Codevasf como a pera, a maçã e a pitaya. Além das novas culturas, um grande pavilhão com estantes dos produtos frutos da agricultura familiar irrigada também é um atrativo importante. São bons exemplos que com tecnologia e condições, o pequenos produtor também saber produzir riqueza tal e qual quanto os grandes produtores.
“Manoel Novaes é considerado o grande patrono da Codevasf. A empresa se confunde com o crescimento e desenvolvimento de Petrolina e Juazeiro. Começou trazendo irrigação ainda em 1968 com o Perímetro Bebedouro em Petrolina e transformou esse polo que possui mais de 23 mil hectares irrigados”, registrou Elmo Vaz.
A Fenagri está aberta a visitação das 18h às 23h e com entrada franca. A estrutura estão montada numa área de mais de 12 mil metros quadrados. Diversidade e novidades não faltam. A edição deste ano é uma realização da Prefeitura de Petrolina, Sindicato Rural e Câmara de Fruticultura com apoio de vários órgãos federais e estaduais como Codevasf, Embrapa, IPA e Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Integração Nacional.
Blog do Banana