O novenário da padroeira de Santana do Sobrado (distrito de Casa Nova), Nossa Senhora Santana, termina nesta sexta-feira, 26 de julho, quando acontece a procissão festiva em homenagem à santa. Na manhã de hoje foi celebrada a missa de encerramento da novena de Senhora Santana, com as presenças do prefeito Wilson Cota (PMDB), da primeira dama, Joelma Cota, secretários municipais e toda a comunidade local.
A celebração foi comandada pelo Padre Amâncio que substituiu o pároco local, Padre Edicarlos, que está no Rio de Janeiro com jovens da região prestigiando a visita do Papa Francisco ao Brasil dentro da programação da Jornada Mundial da Juventude. Padre Amâncio fala da mensagem que a visita do Papa deixa ao País onde ele pede cuidado e proteção, como é o exemplo de Santana.
“Uma das mensagens que o Papa sempre manifestou é o cuidado, cuidado com a vida, com a natureza, com o meio ambiente, cuidado com as pessoas, consigo mesmo e com os outros. Então celebrar a festa de Santana, dia dos avós, é também esse cuidado especial que devemos ter com as pessoas idosas, com os nossos avós. Cuidar com carinho”, revela
Para o prefeito Wilson Cota é um momento de agradecer e homenagear a padroeira e elogiou a atuação do Padre Edicarlos na condução da Igreja Católica em Santana do Sobrado. “Estamos aqui para agradecer à padroeira Senhora Santana pela proteção a toda a comunidade e temos atendido de forma especial a Santana que tem crescido muito e no que puder ajudar para melhorar, estaremos sempre perto. Não que outras comunidades não merecessem nossa atenção, e peço a nossa padroeira que nos ajude a trazer paz e mais realizações para essas pessoas”, disse o prefeito.
Wilson Cota aproveitou para convidar aos moradores de Santana e toda a região, para participar da festa com presença de artistas que começa nesta sexta logo após o encerramento das festividades religiosas, até domingo, dia 28, num espaço bem estruturado, estrutura de barracas, banheiros, palcos e muita segurança. O prefeito aproveitou para anunciar a chegada de uma ambulância para a comunidade e de uma extensão da secretaria de Assistência Social onde funcionarão o Cras e o ponto de atendimento dos programas sociais como o Bolsa Família que serão entregues nesta sexta.
“É um local que vai atender as famílias daqui de Santana do Sobrado que tanto precisa. Muitos são trabalhadores rurais, chegam tarde, cansados, não tem tempo de ir até à cidade e então estamos dando esse conforto para as pessoas da comunidade”, assinalou o prefeito de Casa Nova.