A prefeitura de Petrolina agora conta com um serviço informatizado de cadastro de seus fornecedores. As pessoas jurídicas e físicas estão sendo cadastradas num sistema eletrônico on-line, que pode ser acessado a qualquer tempo e em qualquer computador do mundo. Todas as informações sobre as empresas e prestadores de serviços estão catalogados no sistema tributário, ferramenta já existente no município, apenas sendo atualizada. Os setores de licitação e compras governamentais serão os mais beneficiados com a implantação, substituindo o cadastro físico e pastas com processos de fornecedores, pela tecnologia.
A Secretaria da Receita será responsável pela atualização das informações, conforme dados fornecidos pelos setores de licitação e compras. “Podemos ter um quadro real, atualizado, instantâneo, sempre que quiser, sem a necessidade de perder tempo abrindo arquivos físicos. Isso é revertido em comodidade e agilidade para o servidor e o setor. É importante salientar como ações que integram secretarias podem favorecer o município, como exemplo evitar o desperdício de contratação de novo sistema”, esclarece Benigna Areias, auditora fiscal da Secretaria da Receita Municipal.
O sistema funcionará da seguinte maneira: o setor de licitação encaminha os dados da empresa vencedora da licitação e contratada pelo município para a Secretaria da Receita, que pesquisa informações no sistema Redesim/Regin para atualizar os dados no sistema tributário.
O novo sistema também beneficiará as empresas prestadores de serviço, através da identificação ágil de atividade econômica, dados empresariais, facilitando a convocação das mesmas em novos processos licitatórios. Isso garante também que a empresa tenha tempo hábil para concorrer. Permitindo também que município, verifique a participação dos pequenos negócios nas compras governamentais, redirecionando editais para favorecê-las conforme lei geral.
Assessoria de Imprensa Sedesa/PMP
Blog do Banana