Novos residentes são integrados às atividades do HU-Univasf/Ebserh

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
Além de serem apresentados aos fluxos hospitalares, os residentes participaram de um treinamento sobre reanimação cardiopulmonar
Futuros especialistas em diversas áreas da Saúde, os novos residentes atuantes no Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) participaram de atividades de integração durante os dias 1 e 2 de março, ocasião na qual puderam se aproximar de diversos temas inerentes às rotinas da instituição referência para 53 municípios nos estados de Pernambuco e Bahia.
Organizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU-Univasf, o evento acolheu 19 residentes médicos e 9 residentes uniprofissionais e multiprofissionais (Fisioterapia, Farmácia e Enfermagem), contando com a apresentação de orientações relacionadas dos seguintes temas: gestão da qualidade, segurança do paciente, gestão de leitos, fluxos multiprofissionais, gerenciamento e uso de medicamentos, ética, apoio diagnóstico e terapêutico, nutrição clínica, segurança e saúde no trabalho, preenchimento de prontuários, exames laboratoriais, tecnologias da informação e saúde digital.
Entre os residentes, a enfermeira Nadilânia Oliveira, oriunda do Ceará, escolheu o programa de Residência Uniprofissional em Urgência e Emergência da Univasf com base no protagonismo que HU-Univasf possui para a saúde pública da região: “Acredito que a residência será muito dinâmica, em função da alta complexidade de atendimentos do hospital, possibilitando muitos aprendizados que serão úteis para minha carreira”, comentou Oliveira.
A chefe da Unidade de Contratualização e Processamento da Informação Assistencial, Sâmia Lima, destacou, no segundo dia da integração, o papel fundamental que os residentes possuem no processo de registro da informação assistencial: “Dar a devida atenção ao preenchimento das informações do prontuário do paciente é benéfico para todos os envolvidos na oferta do cuidado, pois garante o controle de produtividade, o acesso à informação e a devida prestação de contas”, explicou a líder durante a apresentação sobre a Comissão de Revisão de Prontuários.
Acrescentando a série de conhecimentos, a GEP abordou também as etapas para produção de pesquisas na instituição, funcionamento do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) e coordenação das atividades de ensino e pós-graduação. Houve ainda a realização de um treinamento de reanimação cardiopulmonar (RCP) com base em protocolos recomendados por Organizações de Saúde.
“O HU-Univasf tem como propósito ser referência no ensino, pesquisa, extensão e inovação no campo da saúde e na assistência pública de qualidade. Assim, temos uma imensa satisfação em receber todos os residentes na nossa instituição. Acreditamos que os Programas de Residências Uniprofissional, Multiprofissional e Médica possuem um potencial transformador para melhoria dos serviços ofertados. Esta possibilidade de troca de experiências fortalece, aprimora e amplia os serviços à população. Para isso, o momento de integração tem como objetivo acolher nossos residentes, apresentando o nosso hospital, permitindo que eles tenham contato com profissionais de diversos setores e conheçam os fluxos, rotinas e normas da instituição, facilitando o andamento de suas atividades assistenciais”, pontuou a chefe do Setor de Gestão de Ensino do HU, Thaís Maia.

Related Posts