Núcleo de Estudos da Univasf promove ações alusivas ao Mês da Consciência Negra

No dia 20 de novembro é celebrado, em todo o país, o Dia da Consciência Negra, momento marcado por ações relacionadas à luta antirracista e à celebração da negritude e suas pluralidades. Em referência a essa data, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiros Abdias Nascimento e Ruth de Souza (Neafrar), irá realizar, este ano, o 11º “Mês das Consciências Negras”. Nesta edição, será promovida uma série de atividades sobre o tema central “Quilombos e Fundo de Pasto: Nossas Matrizes”, com início neste sábado (21). O evento será realizado virtualmente e não necessita de inscrições prévias.

A abertura oficial será realizada através da plataforma da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a partir das 10h de sábado. A conferência de abertura será mediada pelo docente do Colegiado de Ciências Sociais e coordenador do Neafrar Nilton de Almeida e contará com a presença do coordenador de Ações Afirmativas da Univasf, Cláudio Almeida, a docente do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf e coordenadora do Grupo de Estudos Interseccionais do Vale do São Francisco, Paula Galrão; e a servidora da Univasf e representante do “Coletivo Pérola Negra” Maria Auxiliadora Paixão. O link de acesso para esta e todas as outras conferências na plataforma RNP serão publicados no blog do Neafrar e na biografia do Instagram do Núcleo.

A programação conta com atividades até o mês de fevereiro de 2021 e envolve a realização de ações em diferentes plataformas virtuais. No Instagram, estão sendo publicadas homenagens às figuras públicas negras importantes para a história do Brasil e, entre os dias 23 de novembro e 9 de dezembro, serão promovidas entrevistas ao vivo com convidados ligados às comunidades tradicionais, como quilombos e comunidades de fundo de pasto, além de pesquisadores e professores negros e negras. Já através da plataforma virtual da RNP, serão realizados dois webinários sobre o tema principal do evento, nos dias 12 e 19 de dezembro.

Além disso, entre os dias 1º e 22 de dezembro, estarão abertas as inscrições para a Mostra Virtual de Fotografias, uma ação prevista para o mês de janeiro de 2021. No próximo ano, haverá, também, durante o mês de fevereiro, a “Jornada Azeviche”, que realizará grupos temáticos para a apresentação de relatos de experiência e trabalhos acadêmicos nos campos de ensino, pesquisa e extensão. Mais informações e a programação completa podem ser encontrados no blog do Neafrar.

O 11º Mês das Consciências Negras é realizado em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Juazeiro (BA), a Frente Negra do Velho Chico, o Colegiado de Ciências Sociais da Univasf e o Observatório de Estudos em Educação, Trabalho e Cultura (ETC).  Com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf, o Neafrar surgiu no ano de 2012, tendo como objetivo criar, legitimar e apoiar espaços para a produção de conhecimento, debate e formação interdisciplinar em raça, gênero e sexualidade.

Deixe seu comentário