O presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina (Sertão do São Francisco), Osório Siqueira (PSB) foi reeleito nesta quinta-feira, 11 de setembro, numa sessão marcada pela ausência dos vereadores de apoio ao governo municipal, além dos parlamentares do PT e do vereador Elias Jardim do PP. Osório foi reeleito com 11 votos para comandar em mais uma biênio os destinos do poder legislativo petrolinense.
O pleito apesar de ter ocorrido dentro da tranquilidade, está subjudice, visto que a bancada da situação deu entrada na justiça com ação para anular todo o processo que culminou com a recondução de Osório à presidência. O presidente reeleito disse não ter receio da ação dos colegas governistas e afirmou estar seguro, pois todo o processo ocorreu dentro da legalidade.
“Não vai dá em nada. Temos a segurança que fizemos tudo dentro do que manda o regimento interno da Câmara. O importante é ressaltar que esse processo foi o resultado da unidade de toda a bancada de oposição na Casa, mas isso não quer dizer que vamos trabalhar contra o município. Temos conduzido com coerência todos os trabalhos legislativos”, ressaltou Osório.
Osório Siqueira agradeceu a confiança dos colegas por lhe reconduzir à cadeira da presidência da Casa Plínio Amorim. “Não existiu engenharia, o que prevaleceu foi a união da bancada de oposição. A vitória foi da unidade e da inteligência. Agradeço a confiança dos colegas pelas recondução. Não foi um processo fácil. Ressalto novamente que tudo tramitou de forma legal com apoio da assessoria jurídica que respaldou o processo”, frisou.
Sobre o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho e seu filho, deputado federal Fernando Filho, ambos do PSB e que lideram o grupo oposicionista na Câmara Municipal, terem interferido nos trabalhos para a sua reeleição, Osório negou. “Essa articulação foi nossa, dos vereadores aqui que formam a oposição. Nem um momento Fernando nem Fernando Filho interferiram”, disse o presidente.
Entretanto, seu colega de bancada e líder da oposição, Ronaldo Souza (Ronaldo Cancão-PSL), afirmou que houve sim a participação de FBC e Fernando Filho em toda a articulação para a antecipação da eleição e formação da chapa vitoriosa. “Teve sim, somos liderados por esses, então é claro que houve essa orientação”, destacou. Osório discordou e negou novamente a participação de FBC e FF. “Não houve nada disso. Ronaldo está mentindo”, registrou Osório Siqueira.
Sobre a ausência dos colegas governistas, Osório afirmou ser prerrogativa deles comparecer ou não às sessões. “Os vereadores tem a prerrogativa de não participar, tendo apenas que se justificar. Talvez viram que não seriam vitoriosos, por isso se ausentaram”, alfinetou o presidente reeleito. E sobre se ele teria oferecido cargos para conquistar mais uma vez a presidência, Osório negou.
“Eu já recebi uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado foi para reduzir os cargos e não para ampliar e ainda promover o concurso público e isso foi fazer”, concluiu Osório Siqueira.
Formam a nova mesa diretora eleita para conduzir a Câmara Municipal a partir de janeiro de 2015 os vereadores: Osório Siqueira, presidente; Ibamar Fernandes, primeiro vice-presidente; Adalberto Bruno Filho, segundo vice-presidente; Zenildo do Alto do Cocar, terceiro vice-presidente; Maria Elena Alencar, primeira secretária; Dr. Pérsio Antunes, segundo secretário e Manoel da Acosap, terceiro secretário.
Blog do Banana


