Com o objetivo de atender à população de Petrolina e diminuir a demanda reprimida, a Prefeitura vem realizando, desde o final do ano passado, mutirões de atendimento com psicólogos em diversas áreas da cidade. No período de dezembro a março, a ação já atendeu 210 pacientes, porém, existe um alto índice de faltosos que vêm preocupando os profissionais.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Iara Catarine, cerca de 50% dos pacientes agendados não comparecem a consulta. “Estamos priorizando as áreas irrigada e rural do município, devido a distância e o difícil acesso aos serviços, porém, o número de faltosos é muito alto. É importante conscientizar a população sobre a necessidade de ir para o procedimento, ou ceder a vaga para outra pessoa. Exemplo disso, foi o mutirão realizado na última quarta-feira(14), no KM 25, com 83 agendamentos e apenas 43 compareceram”, frisou.
O próximo mutirão está agendado para acontecer em Izacolândia, no dia 13 de abril, com previsão de 64 atendimentos. “Reforçamos o pedido para que a comunidade não falte. O acompanhamento com o psicólogo é extremamente necessário para a saúde mental das pessoas”, concluiu.
Ascom