A situação dos médicos do Hospital Dom Malan (HDM), em Petrolina, foi parcialmente resolvida na reunião da noite da terça-feira (27). Ficou acordado que os médicos permanecem no hospital e que o número de profissionais por plantão de 12h será ampliado. Também foi criada uma comissão permanente para discutir as outras demandas feitas pelos profissionais. A primeira reunião da comissão está marcada para esta quarta-feira (28) às 14h15
Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Tadeu Calheiros, o número de ginecologistas e obstetras por plantão de 12h era quatro e que agora deve passar para cinco. Entretanto, para que esse escala funcione é necessário ainda a contratação de novos médicos.
“O ideal seria que o Dom Malan tivesse 35 profissionais, mas no momento só existem 18. Por isso, uma comissão foi montada para criar atratividades para que os médicos permaneçam, os que pediram demissão retornem e para novas contratações”, contou Calheiros. A comissão será formada por três médicos do setor e representantes do Simepe, do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), da Secretaria Estadual de Saúde e gestores do HDM.
O Hospital Dom Malan está funcionando em regime de restrição, ou seja, apenas os casos mais graves são atendidos. 13 médicos pediram demissão em dezembro de 2014 alegando desgaste causado pelo excesso de trabalho nas escalas. (G1 Petrolina)
Blog do Banana