O Censo 2022 deixa claro a crescimento vertiginoso de Petrolina, ultrapassando a esfera populacional de Caruaru, antes a principal cidade do interior do Estado.
Os números do último recenseamento demográfico mostram que Petrolina está com 386.786 habitantes, o que representa um aumento de 31,58% em comparação com o Censo de 2010, superando Olinda e Caruaru, cidade da Governadora do Estado Raquel Lyra.
De 2010 para cá são quase 93 mil pessoas a mais em Petrolina, crescimento que não foi registrado em Caruaru, que marca uma população de 378.052 pessoas, o que representa um aumento de apenas 20,05% em comparação com o Censo de 2010.
Aliados do Governo do Estado acreditam que o número de crescimento de Petrolina a Caruaru tem assustado a governadora que prefere não dá muito espaço a políticos do Sertão para que os números não ultrapassem ainda mais. A preferência pela cidade sertaneja resulta em mais investimentos, fortalecimento do polo industrial, agrícola, evolução na educação superior, aumento na oportunidade de emprego, prosperidade, progresso e visibilidade estadual e nacional dos políticos locais.
O prefeito de Petrolina Simão Durando vem dando continuidade à visão progressista do seu antecessor Miguel Coelho que após um mandato bem sucedido com índice de aprovação alta, galga o Palácio Campo das Princesas. O grupo liderado pelo ex-senador Fernando Bezerra Coelho sempre deixou claro que trabalha para colocar Petrolina como melhor cidade do Estado quiçá do Brasil. “Petrolina melhor cidade para se viver”, frase que ecoa.
São sete meses de Governo Raquel Lyra e tem aliado que ainda aguarda mais espaço político para os personagens políticos de Petrolina.
No ranking de população dos municípios, Petrolina está:
na 3ª colocação no Estado;
na 13ª colocação na região Nordeste;
na 65ª colocação no Brasil.
A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade de Petrolina tem uma densidade demográfica de 84,79 habitantes por km² e uma média de 3,0 moradores por residência.