Será que vai dar certo? – pergunta Juliana.
Vai, mulher! – confirma sua mãe, Glória.
Apreensiva nos dias que antecediam sua ida à Grã-Bretanha e Escócia, a estudante de 13 anos, Juliana Gomes Damaceno, se deparava com as várias documentações exigidas para a efetivação da viagem.
Filha de pais agricultores, Juliana é a primeira da família a ir para o exterior. É, também, o orgulho da mãe que, com o canto dos olhos molhados, não se contém em palavras.
– Ela é um motivo de muita alegria porque vemos o seu interesse em ir além. Buscar seus objetivos – disse dona Maria Gloria Gomes Damaceno.
Estudante do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Eduardo Souza, no povoado de Uruás, Juliana foi uma dos cinco estudantes enviados para fora do país pela Secretária de Educação de Petrolina com o propósito de fazer intercâmbio cultural e educacional. Agora, Ela se junta ao crescente número de alunos que, depois da viagem, conseguiram bolsas de estudo em instituições conceituadas de línguas estrangeiras.
– Como ela já tinha viajado para fora e tem um bom conhecimento do inglês, isso facilitou a instituição dar uma bolsa para Julia fazer um curso completo – afirmou Glória.
Depois da viagem, a estudante passou a ter dois novos objetivos.
– Quando estava em Londres, vi muitos engenheiros. A arquitetura de lá é incrível. Isso me inspirou a seguir na carreira.
Ela continua.
– Eu também desejo melhorar meu vocabulário e fazer uma nova viagem, dessa vez, quero ver a Estátua da Liberdade e a Walt Disney, nos Estados Unidos – concluiu a aluna.
Antiga gestora de Juliana, quando ela estudava na Escola Municipal Antônio Pedro Rodrigues, a diretora Maria das Graças Aquino tem uma particular admiração pela garota. Para ela, a estudante é a primeira dos muitos que seguirão no mesmo caminho.
– A aprovação de Juliana foi um incentivo imenso, numa realidade rural, onde os alunos no interior do interior pernambucano, se destacam de repente fora do Brasil.
Destaque esse, que não poderia sair por menos, como lembra o secretário de Educação, Cel. Heitor Leite.
– O prefeito Julio Lossio, eu e toda a equipe da Educação nos deparamos com inúmeras dificuldades que às vezes pareciam até intransponíveis. Mas nós não poderíamos deixar que toda a expectativa gerada nos alunos fosse frutada. Por isso fizemos das “tripas coração”, mas, cumprimos com o objetivo. Enviamos os estudantes para o Reino Unido em um intercambio cultural.
Quase um ano depois, novos personagens estão surgindo para contar outras histórias de viagem. Hoje (14), centenas de alunos farão uma prova objetiva para conquistarem uma das 7 vagas do Intercâmbio Cultural 2015. O concurso acontece na Escola Municipal Eliete Araújo. E a sorte foi lançada pra todos.
ASCOM/ SEDUC
Blog do Banana
