O PSB foi um dos partidos que mais elegeu prefeitos no primeiro turno das eleições de 2012. Foram, ao todo, 436 prefeituras, sem contar o segundo turno. O número equivale a 40,64% a mais que nas últimas eleições, em 2008, quando o PSB conquistou a vaga de prefeito em 310 municípios.
“O partido manteve-se coerente, em um campo político bem definido, a defender teses progressistas e um pensamento que busca o equilíbrio social”, afirmou o presidente Nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
Segundo o presidente socialista, o PSB quando tem a oportunidade de governar cidades e estados, imprimi uma marca: a capacidade de ouvir e envolver a sociedade no planejamento e nas decisões. “Vamos continuar crescendo com qualidade, interpretando esse sonho do povo brasileiro em construir um País com mais equilíbrio social e dinamismo econômico. Esse é o papel de um partido socialista. Descobrimos um caminho seguro de crescimento. Que é ter um partido com unidade, propostas, bons quadros e que, quando governa, mantém o discurso e envolve o povo na gestão”, ressaltou Eduardo Campos.
Números ainda não oficiais apontam um crescimento do Partido Socialista Brasileiro de, aproximadamente, 18,86% nas Câmaras de Vereadores de todo o País. Em 2008, o PSB elegeu 2.963 vereadores. Nas eleições deste ano, o número está em torno de 3.522. O Portal PSB 40 divulgará logo mais os números oficiais.
Em entrevista ao portal de notícias UOL, Senhor Presidente, o cientista político Cláudio Couto analisou que o PSB aparece como nova potência política no cenário brasileiro após o 1º turno das eleições 2012. “O PSB já veio surgindo fortemente em 2010. Quando a gente olha o resultado das eleições daquele ano, não só para governador, mas para o congresso e para assembleias legislativas, vemos que o partido progrediu muito”, explicou.
Couto destacou a nova estrutura do PSB, com mais pessoas para um acúmulo de forças e uma capacidade maior de negociação e formação de alianças. “As eleições num plano municipal agora representam essa junção de esforços para disputa da presidência daqui dois anos. Isso não significa que o eleitor que votou nesse partido agora irá votar nesse mesmo partido para presidente, mas Eduardo Campos tem motivos para apostar em voos futuros”, concluiu.
Para finalizar, Senhor Presidente, gostaria de registrar a vitória para a prefeitura de Recife/PE do companheiro Geraldo Júlio. Essa vitória foi sem dúvidas, uma vitória do PSB e especialmente, do Governador Eduardo Campos que tem feito um dos melhores governos de toda a história de Pernambuco.
Deputado GONZAGA PATRIOTA
Presidente da Frente Parlamentar da Polícia Rodoviária Federal
Blog do Banana