“O custo de um Hospital Universitário é mais barato que de um Hospital tradicional”, fala diretor médico do HUT

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O diretor médico do Hospital de Traumas (HUT), Ricardo Pernambuco, e José Denis Araújo, Coordenador da Central de Regulação da Rede PEBA, participaram na manhã desta quarta (11), da sessão da Câmara de Vereadores, com o objetivo de prestar esclarecimentos dos atendimentos de urgências e emergências do referido hospital.

O pedido foi realizado pelo vereador Pérsio Antunes após a proposta feita pelo reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), para encaminhar projeto de Lei para à Câmara de Vereadores de Petrolina com o objetivo de doar o Hospital de Urgência e Traumas (HUT) à Univasf,

O Diretor Médico, Dr Ricardo Pernambuco, falou da importância do HUT para o município e de como ele é gerido e quais são seus custos. O Vereador Alvorlande Cruz (PRTB), questionou a capacidade do HUT, se transformando em Hospital Universitário, em se administrar. O edil lembrou dos hospitais universitários de Recife, que não conseguiram se manter. Segundo o Ricardo Pernambuco, apenas um hospital universitário no país consegue se manter sendo universitário, pelo fato de não estar atrelado ao poder público. “O HUT tem um déficit de R$667 mil por mês”, contou.

Ainda segundo Ricardo Pernambuco, a verba repassada ao HUT é um pouco maior que R$2mi. “O problema é de verba e de gestão. O custo de um Hospital Universitário é mais barato que de um Hospital Tradicional”, explicou. Ele afirmou também que é possível manter um hospital universitário na cidade, mas que é necessário a busca por investimentos. Já Dr José Denis, da rede PEBA, lembrou que a inauguração da UPA na cidade vai melhora substancialmente o fluxo de pacientes no HUT. “Muitos dos atendimentos serão feitos na UPA e isso vai desafogar o HUT”, afirmou.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário