O descaso da Compesa em Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Mesmo passando o período eleitoral, no qual o assunto Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foi tema em todos os debates e discursos promovidos pelos prefeituráveis na disputa em Petrolina, a empresa continua rendendo muito assunto na cidade. Quem passava por umas das principais Avenidas da cidade, a Monsenhor Ângelo Sampaio, no último sábado (20), deparou-se com bueiros estourados causando transtornos tanto para pedestres, quanto para motoristas que passavam pelo local, onde ao lado fica um canal, a céu aberto, que termina despejando seus dejetos no Rio São Francisco. Nesta terça-feira (23), um problema semelhante foi encontrado na Avenida João Zito de Barros, no bairro Cidade Jardim.

Se já não bastasse a constante falta de água no município, umas das principais queixas da população, ainda ocupam espaço de destaque, a questão da pavimentação / repavimentação de ruas, estouramentos e extravasamentos de esgotos e detritos que são jogados in natura no rio. São situações que só aumentam a lista do desserviço ofertado pela Companhia. “É um absurdo que uma situação como essa aconteça em pleno centro da cidade, ao ponto de causar acidentes, pois não sabemos se é seguro passar por esta boca de lobo e logo do outro lado, vemos que tem uma pequena vala que aparentemente oferece risco à população, pois tem água jorrando. Certamente é um buraco e qualquer carro pode cair nestes bueiros”, declarou o comerciante Ricardo Moreira.

E mesmo a equipe de reportagem permanecendo horas no local, não vimos a presença da equipe da Compesa para contornar a situação. É certo que durante horas a Avenida viveu momentos de transtornos, formando até pequenos engarrafamentos. Ao que parece, os investimentos ditos em alto e bons sons pelo governador Eduardo Campos (PSB) e também pelo deputado federal Fernando Filho, também do mesmo partido, não estão chegando a Petrolina. Para se ter uma ideia, em tempos de campanha, o deputado chegou a dizer que o governo já estava investindo um alto montante e que as mudanças já eram visíveis.

Por outro lado, temos o atual prefeito e candidato reeleito, Julio Lossio (PMDB), que é a favor da municipalização da Compesa. “Há muitos anos, a Companhia manteve a concessão do abastecimento de água e esgotamento sanitário do município, mas nada fez. Todo mês a Companhia arrecada dinheiro e este é levado para a capital e outras cidades pernambucanas. Esse é um valor que deve permanecer aqui na cidade, sendo investido na região. Queremos levar qualidade para as pessoas da nossa Petrolina que são as que estão pagando as taxas arrecadadas todos os meses e que devem ser pagas em dias”, concluiu o prefeito.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário