Esporte

O Dia D para a Arena da Copa

Após seis meses de expectativa, a Fifa anuncia nesta quinta-feira (8), oficialmente, a quantidade de sedes da Copa das Confederações de 2013. E tudo indica que o final será feliz para o Estado. Muitos indícios apontam que a Arena Pernambuco vai ser confirmada como um dos palcos do torneio – em maio, quando saiu o esboço da tabela, Recife aparecia na condicional, com sua participação dependendo do avanço das obras.

A reportagem do JC apurou que houve um contato entre a Secopa-PE, CBF e o Ministério do Esporte, que sinalizaram positivamente quanto à inclusão de Pernambuco. Na última terça, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, já tinha dito que não havia motivo para cortes, já que os seis estádios pré-selecionados vão ficar prontos para a Copa das Confederações. Ontem, durante o Conselho Arbitral do Estadual, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, garantiu a presença recifense.

A confiança é tanta que a Secretaria Estadual da Copa montou em sua sede, no bairro da Tamarineira, Zona Norte, uma estrutura para acompanhar o evento, que será realizado no Museu do Futebol, em São Paulo, a partir das 9h30 (horário do Recife). A Fifa também vai divulgar detalhes da venda de ingressos. A ausência do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, causou surpresa, levantando suspeitas de novas rusgas com o Governo brasileiro e com o COL.

Outro sinal positivo para a Arena Pernambuco foi a visita do presidente da CBF e do Comitê Organizador Local, COL, José Maria Marin, na última segunda-feira. Conta a favor também a igualdade no percentual de conclusão da Arena Pernambuco e do Maracanã. Ambos estão na casa dos 70% – dados referentes a outubro, no entanto, a última medição no Maracanã foi feita apenas no dia 11 do mês passado.

A diferença para outros dois estádios, Fonte Nova e Mané Garrincha, é um pouco maior, mas a distância não é muito grande. O novo estádio de Brasília atingiu 81%, contra 80% da nova casa do futebol baiano. Os dois mais avançados são o Castelão, em Fortaleza (92%) e o Mineirão, em Belo Horizonte (84%).

“Todos os sinais são positivos. A visita surpresa do presidente Marin, as declarações do ministro Aldo Rebelo, além de informações que temos dando conta que os últimos relatórios técnicos da Fifa sinalizam positivamente quanto ao avanço do cronograma das obras. Sem falar na definição da data de inauguração da Arena, marcada para 14 de abril de 2013”, declarou o secretário estadual da Copa, Ricardo Leitão.

O desejo de Pernambuco em participar da Copa das Confederações começou em meados de outubro do ano passado. Em abril deste ano, a Odebrecht, responsável pela construção, e o governo do Estado apresentaram à Fifa um plano de aceleração, uma vez que era necessário entregar o estádio em fevereiro de 2013, em vez de dezembro de 2013, como estava previsto no contrato.

Fonte: Jornal do Commercio

 

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *