SEMINÁRIO

O gestor tem que mudar os seus hábitos para ter sucesso em uma nova gestão pública

  O blog conversou com o Professor José Cesar Martins Montes, da Fundação Cesar Montes, durante o seminário “Desafios de uma gestão pública de qualidade”, sobre a relação interpessoal e a capacitação continuada.

De acordo com o professor, é muito importante uma capacitação para o controle dos contratos, dos convênios e dos projetos. “O que se vê muito, é que existe o projeto, se faz se consegue o recurso, mas não se faz nenhum acompanhamento efetivo do desenvolvimento  desse projeto. Como não são feitos os acompanhamentos, não existem equipes capacitadas para gerenciar o desenvolvimento desse projeto, nas sua maioria, e , daí, existem os erros e os projetos ficam inviabilizados ou inconclusos, criando problemas seríssimos para o gestor”.

Questionamos também ao professor, o que se falta para se obter boas politicas para os municípios. De acordo com José Cesar, além da má gestão e da falta de bons projetos, a carga tributária é muita alta e a divisão dessa arrecadação é muito problemática, já que o Governo Federal fica com a maior parte dos recursos, gerando uma concentração elevada. “Quero alertar que é um bom momento para os municípios buscarem sua emancipação financeira, através de sua arrecadação tributária, ver se tem direito a royalties, buscar desenvolver convênios e projetos interessantes, captadores de recursos, e não esperar somente pelo FPM” finalizou o professor.

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress