A população idosa tem aumentado no Brasil e a previsão é de manutenção desta tendência. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e a da Organização Mundial da Saúde (OMS), o país será o 6º em número de idosos em 2025, quando deve chegar a 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.
O Estatuto do idoso, que vigora desde outubro de 2003, trabalha muito neste sentido, ou seja, assegurar os direitos desta população crescente em todo o território brasileiro.
O estatuto prevê leis e ações que propõem, com seu cumprimento, a defesa de direitos dos idosos, ao mesmo tempo em que proporcionam melhor qualidade de vida a esses cidadãos.
Em Petrolina, a preocupação com o zelo aos idosos tem priorizado iniciativas que merecem ser divulgadas, a exemplo de cursos de aprendizagem em artesanatos, bordados, dança e culinária. Inspirada no verdadeiro ato de cuidar, o propósito dos cursos é difundir a necessidade do cuidado e da atenção no trato com os idosos, como se cada um fosse um ente querido da nossa própria família. Afirma Rose Ramos –diretora de atenção ao idoso em Petrolina.
Os idosos recebem assistência em várias áreas da saúde como geriatria, fonoaudiologia, enfermagem, fisioterapia, nutrição, assistência social, terapia ocupacional, psicologia.
Petrolina tem cerca de 510 idosos que participam de grupos em diversos bairros da cidade. Os Centro de Convivência de Idosos é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc).
Nos CCI’s (Centro de Convivencia dos Idosos), são realizadas atividades pedagógicas e físicas, palestras e jogos educativos, trabalhos manuais, acompanhamento dos idosos ao Posto de Saúde. Além disso, os idosos participam dos projetos que visam dar melhor qualidade de vida. As atividades nas sedes, sempre acontecem nos horários das 07h às 17h30, de Segunda a Sexta.
Blog do Banana