O que movia Osvaldo era a paixão pelo Sertão

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemVenceu o tempo e a morte veio antes da invernia. Seus olhos, que tantos horizontes vislumbraram, trazendo água e fartura para as terras secas do Sertão, não mais verão a partilha das boas safras, a justa divisão dos frutos, a cor das Jitiranas e o canto do pássaro Carão. O beradeiro que aprendeu com as coisas do sequeiro a compreender as falas da natureza, hoje comunga aos pés do senhor Deus pai fazendo coro com Nilo, Celestino e Dom Malan. A fé que semeou campos irrigados, sonhos universitários e uma metrópole no Sertão agora se faz mito pela palavra, exemplo e ação.

A Petrolina que chora a triste partida de Osvaldo Coelho também nasceu deste sonho visionário e mais ainda da incrível capacidade de realização. Foram poucos os projetos que ele não viu se elevar além dos muros da imaginação. Forte e persistente como uma baraúna, esperto e astuto feito o cancão, Osvaldo foi assim na vida pública: uma sucessão de mandatos políticos produtivos e de corajosa atuação contra as desigualdades regionais.

Um instrumento imprescindível de transformação social e econômica de uma gente que não tinha voz. De um semiárido cheio de oportunidades, mas que não mostrava ao País seu tamanho, a força e as possibilidades. Falando alto, para muito mais além das barrancas do Velho Chico, a Lição do Remeiro, poema escrito pelo irmão Nilo, persiste na bravura do vaqueiro, na suavidade das rendas e na modernidade que mistura povos e raças pelas ruas do seu imaginado sonho.

Hoje, pensamos grande e queremos mais um pouco desta ousadia que encantava a tua alma. E, certos que o tempo passa, “este senhor tão bonito”, haveremos sempre de guardar a lembrança viva da história do “Sr. Deputado” e desta incrível força, o Sertão. “…Rio acima contra a correnteza e a alma cheia de esperança”.

Por Carlos Laerte

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

Josemária Bomfim Sales 3 de novembro de 2015 - 16:52

Dr. Osvaldo Coelho,pessoa única que fez da política uma ponte de conquistas riquíssimas para nossa bela Petrolina,bela porque existiu um homem como ele,um lutador ,um conquistador de sonhos,que via em seus projetos uma forma de melhorar a vida do sertanejo que poderia dar a seus filhos uma educação que nunca tiveram.um político que lutou com muito êxito por uma educação igualitária e de qualidade e ainda melhor perto de seu lugar de origem.Hoje Petrolina só tem o que agradecer a o senhor pela grande contribuição de seu progresso e divulgação por todo Brasil.

Responder

Deixe um comentário