O teatro é a arte de estar junto, unindo público e plateia. Em Juazeiro-BA, os moradores dos distritos Carnaíba do Sertão e Maniçoba se reuniram em praça pública para se encontrar com os atores da ‘Cia. 2 em Cena de Circo, Teatro e Dança’. Nos últimos 26 e 27, o público assistiu gratuitamente aos espetáculos ‘Reprilhadas e Entralhofas – Um concerto para acabar com a tristeza’ e ‘Palhaçadas – Histórias de um circo sem lona’, somando duas sessões em cada localidade.
As apresentações são parte do projeto ‘Repertório CIRCOlando Nordeste’, que com o incentivo do Funcultura promoveu a circulação da ‘2 em Cena’ por oito cidades do Sertão nordestino. Juazeiro foi a última cidade do circuito e o diretor Alexsandro Silva comenta ter sido positiva a passagem do grupo pela Bahia, cumprindo com a proposta do grupo. “A gente conseguiu cumprir o nosso objetivo, que era poder levar a arte e também poder divulgar a nossa maneira de fazer circo-teatro”, disse o diretor.
Noélia Ribeiro, moradora de Carnaíba do Sertão que levou a filha para assistir aos espetáculos, diz que essa é uma ação que devia se multiplicar e completa lembrando que “a Cultura é muito importante”. Além da comunidade de Carnaíba, pessoas que estavam passando pelo local foram assistir ao espetáculo. Vanilce Rodrigues é do Piauí e disse que foi “tudo incrível”. A senhora piauiense, aos 57 anos de idade, nunca tinha visto um espetáculo de Teatro, mas já reconheceu a importância de um projeto como esse. “Se tivesse em todas as cidades, seria uma alegria para as crianças e para os adultos também serem crianças”, afirmou a professora aposentada.
A resposta imediata esteve no sorriso de quem atentamente acompanhava as histórias dos palhaços que diziam querer “acabar com a tristeza do mundo”, com altas gargalhadas e um olhar de “quero mais” por parte da plateia. As apresentações ainda contaram com uma tradutora de Libras, uma proposta do grupo para promover a inclusão de deficientes auditivos nos seus espetáculos. Para conferir todos os detalhes da passagem do grupo pela região é só acessar a página na internet, facebook.com/cia2emcena.
Ascom
Blog do Banana