Obra amplia produção de água no sistema Suape para reforçar abastecimento de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Um novo empreendimento está em execução pela Compesa para garantir a segurança hídrica do Sistema de Abastecimento de Água Suape, que além de atender a demanda do complexo industrial, também é responsável por parte do fornecimento para os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. A obra, que vai permitir o acréscimo de até 100% da produção de água, deverá ser concluída em dezembro de 2022. Estão sendo aplicados recursos da ordem de R$ 60 milhões para beneficiar 115 mil pessoas.

 As intervenções, que estão em pleno andamento, consistem na implantação de um sistema de captação superficial no rio Ipojuca e um sistema de bombeamento (estação elevatória) com capacidade para produzir e transportar uma vazão de 1.400 litros de água por segundo. Uma adutora de 10 quilômetros de extensão também está sendo construída, que sai da captação no rio Ipojuca, em Suape, até a Estação de Tratamento de Tratamento de Água – ETA Suape, no Cabo de Santo Agostinho. “O nosso propósito é ampliar a oferta hídrica em todo estado de Pernambuco, seguindo a orientação do governador Paulo Câmara, para que a água chegue na casa dos pernambucanos com pressão e regularidade, seja por meio de obras de pequeno ou grande porte”, ressalta o diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, Flávio Figueiredo.

 Segundo o diretor, a obra vai permitir segurança operacional ao Sistema Suape, garantindo o atendimento às necessidades futuras por água do polo industrial e dos dois importantes municípios da RMR, que têm vocação turística e industrial. “Água é vida, saúde e desenvolvimento. Por isso, estamos atuando em várias frentes de obras em todo o estado para garantir mais água aos pernambucanos”, finaliza.

Related Posts