Ocupação do Governo Presente no José e Maria recebe mais de 4 mil pessoas

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Sem título
Os corredores da escola Antonio Padilha no José e Maria ficaram apertados para atender as mais de 4 mil pessoas que participaram da Ocupação Social realizada pelo programa Governo Presente, no último sábado (22).

Foram vários serviços ofertados a população como emissão de identidade, CPF, Carteira de Trabalho, CNH Popular, mudança e adição de categoria para Habilitação, cadastro e triagem do Bolsa Família, orientação jurídica, emissão de cartão SUS, entre outros.

O cadastramento para Habilitação Popular foi um dos serviços mais procurados pela população. O trabalho é realizado por uma equipe do DETRAN do Recife e tem um número limitado de inscrição. Para este evento foram cadastradas 106 pessoas.

Várias pessoas que foram atendidas durante a Ocupação também procuraram serviços nas áreas de direito e cidadania como orientação jurídica, pensão alimentícia, investigação de paternidade, informações sobre previdência social e emissão de documentos (identidade, CPF, Carteira de Trabalho, outros).

Dona Francisca Belmonte do Reis, 75 anos, estava a mais de cinquenta anos sem certidão de nascimento. “Rasgou-se faz muito tempo e não tinha dinheiro pra tirar outra e fui deixando. Hoje consegui e me sinto gente novamente”, fala entusiasmada com o documento em mãos. Já a senhora Eulália Gomes, 40 anos, ficou tranquila quando viu o filho de 10 anos “melar” os dedos no carbono e registrar as digitais para carteira de Identidade. “Meu filho já perdeu de participar em atividades esportivas porque não tinha o número da identidade”.

Além dos serviços de atendimento à população, varias atividades culturais foram apresentadas durante toda manhã no pátio principal do colégio como Coral, banda Marcial, grupos musicais e de capoeira da escola Antonio Padilha e exposição de artesanato pela associação de Mulheres Rendeira do bairro.

A Ocupação Social de Impacto é uma das atividades do programa Governo Presente que tem como principal objetivo assegurar e promover ações integradas para cidadania, possibilitando para as pessoas o acesso aos serviços.

Entidades envolvidas

Participaram desta Ocupação as secretarias estaduais de Educação, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Defesa Social, Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e Cidades sob a coordenação da Secretaria Executiva de Articulação Social e Regional, da Secretaria de Governo. Também estiveram presentes a prefeitura de Petrolina, órgãos e instituições como Defensoria Pública, INSS, Agencia de Trabalho, DETRAN, CREAS regional e municipal, Expresso Cidadão; CTA/COAS (Centro de Orientação e Apoio Sorológico); Compesa; CRAS; SUS; Programa Pernambuco Conduz; Patronato; Programa Mãe Coruja, Polícia Militar/PROERD; CELPE, PROCON/FACAPE/PRODECON e Conselho Tutelar.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário