Odacy Amorim descentraliza comando do IPA e inaugura Central de Distribuição do PAA em Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

“O IPA está investindo R$ 9 milhões em Pernambuco, junto com o governo federal. Petrolina conta com quase meio milhão de reais e cerca de 15 entidades são atendidas. Isso é uma forma de humanizar a comercialização dos produtos e de escoar a produção, através dessa maior proximidade com nessa central descentralizada”.

A fala é do presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim que promoveu a entrega nesta sexta-feira, 28, da Central de Distribuição do PAA de Petrolina e de uma extensão de seu gabinete no Recife, para a maior cidade do sertão pernambucano.

“O objetivo é trazer mais pra perto dos municípios aqui da região, a direção do IPA, ajudando o produtor a agilizando as ações dos órgãos para que elas cheguem cada vez a mais gente. Essa é a política da secretaria estadual de Desenvolvimento Agrário e que conta com total apoio do governador Paulo Câmara”, frisou Odacy Amorim.

O deputado estadual Lucas Ramos, PSB, esteve prestigiando a entrega da nova estrutura do IPA no Sertão do São Francisco. Ele frisou em sua fala, a importância de investimentos em programas de irrigação para alcançar ainda mais agricultores familiares da região.

“Temos exemplos aqui como o Muquém e o Pedra Grande que são modelos que deram certo com o apoio do Governo do Estado, levando irrigação para o pequeno agricultor. Uma pauta importante e com certeza, defendida pelo IPA e com certeza, por Odacy”, comentou o socialista.

A deputada estadual Dulcicleide Amorim, PT, também esteve na solenidade e afirmou que estar próximo do agricultor familiar, é uma prioridade do governo estadual, através da secretária de Desenvolvimento Agrário com uma série de projetos colocados em prática pelo IPA. “Uma estrutura descentralizada como essa, possibilita mais políticas públicas e que elas contemplem e alcancem a todo o homem e toda a mulher do campo em nosso estado”, assinalou.

Representando o poder legislativo de Petrolina, o vereador Gabriel Menezes, PSL, que preside a Comissão de Agricultura da Câmara Municipal, elogiou a medida do presidente Odacy Amorim em trazer para perto, a presidência do IPA. Ele aproveitou e sugeriu que o IPA promova investimentos na criação de tilápia em poços, projetos que o órgão estadual, pode abraçar.

“Essa é uma cultura que vem dando certo em vários lugares e uma saída para levar renda ao povo da zona rural”, acrescentou Gabriel.

Representando o prefeito Miguel Coelho, o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando Filho, disse que apesar do prefeito estar em campo político oposto ao governador Paulo Câmara, na hora de administrar, não existe palanque. “Tem que descer do palanque, trabalhar para que mais pessoas conquistem os benefícios dessas parcerias entre os governos”, declarou Simão.

Único prefeito presente, Vilmar Cappellaro, MDB, de Lagoa Grande, parabenizou o trabalho que vem sendo feito pelo presidente Odacy Amorim e lembrou que desde o começo de sua atuação à frente do órgão, o município tem feito importantes parcerias com o IPA.

“Tem sido uma gestão aberta aos projetos para que possamos levar melhores condições para o nosso agricultor produzir”, pontuou Vilmar.

Para a presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf), Isália Damascena, essa nova estrutura do IPA na região, facilita para quem vende para o PAA, reduzindo transtornos e encurtando os ganhos pra o agricultor e a agricultora familiar de Petrolina e região.

“É uma ação importante e que vai ajudar os agricultores familiares na busca dessa parceria com IPA. Sei que virão novos projetos para contemplar o pequeno produtor de nossa região”, declarou Isália que aguarda agora a liberação do programa no âmbito municipal. “Estamos esperando desde fevereiro”, completou.

A entrega da ampliação da estrutura do IPA em Petrolina, contou ainda com o diretor-presidente da Embrapa, Pedro Gama que ouviu do presidente Odacy Amorim a parceria para a realização da edição do Semiárido Show, que ocorre a cada dois anos em Petrolina; de Pedro Brandão, assessor do senador Fernando Bezerra Coelho, MDB, e do deputado federal Fernando Filho, DEM; vereadores e lideranças políticas de outros municípios da região, representantes de movimentos sociais, sindicatos e produtores sertanejos.

Related Posts