O Deputado estadual pelo PT-PE, Odacy Amorim, prestigiou na noite de quarta-feira, 16, a audiência pública promovida pelo movimento estudantil que está à frente das ocupações de escolas secundaristas e universidades em Petrolina, no sertão pernambucano. Além do parlamentar, estiveram na discussão promovida no plenário da Câmara Municipal, a vereadora Cristina Costa e o vereador eleito professor Gilmar Santos, companheiros de partido de Odacy. Estudantes, professores e representantes de movimentos sociais também debateram o tema.
“Em nossa participação, me comprometi com os estudantes e também professores presentes, além de representantes de movimentos sociais na região, que levarei as demandas para que o governo do estado possa oferecer as condições mínimas para o bom funcionamento desses estabelecimentos de ensino”, disse Odacy..
Demanda como a dos alunos da escola estadual Antônio Padilha, no bairro José e Maria que denunciaram o estado de precariedade que se encontra o estabelecimento. Conforme os estudantes, foi a comunidade estudantil que bancou, por exemplo, a compra de ventiladores e a construção da quadra da escola, quando deveriam ser intervenções executadas pelo governo estadual.
Além de reivindicar uma escola melhor e condições de ensino adequadas para as redes secundaristas e para as universidades, caso da Universidade de Pernambuco (UPE), a audiência pública discutiu os rumos das ocupações no tocante ao movimento que é contrário a PEC 241 que tramita no Senado Federal com o número PEC 55. A proposta de emenda à Constituição congela investimentos em áreas como educação e saúde por 20 anos. Odacy é solidário ao movimento estudantil nesse ponto também.
“Essa PEC é um retrocesso sem precedentes em nosso país, uma ameaça aos direitos e conquistas adquiridas nos últimos 12 anos dos governos de Lula e Dilma. Estamos unidos ao movimento estudantil nessa luta e na batalha contra essa PEC do retrocesso”, concluiu Odacy Amorim.
Ascom
Blog do Banana