Com investimentos avaliado em cerca de R$ 12 milhões, a Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), iniciou nesta quinta-feira, 28, a desobstrução do Riacho Vitória, em Petrolina, no sertão pernambucano. O trabalho foi solicitado pelo deputado estadual Odacy Amorim, do PT-PE, de forma emergencial.
O assoreamento do Riacho que está tomado pelo mato, provocou uma ruptura num trecho da captação da água da Compesa, empresa estadual de saneamento e abastecimento d’agua, deixando a água fornecida à população salgada e com qualidade ruim. Feliz pelo início de obra, Odacy disse estar grato a Deus primeiro e em segundo ao superintendente regional da Codevasf, Luciano Albuquerque, pela sensibilidades em atender com rapidez sua solicitação.
“As pontes e o aterro feitos em 2007 estão conservados. O que houve foi o assoreamento do riacho ocorrido devido ao excesso de mato. O rompimento foi depois do aterro”, destacou Odacy que governou a cidade entre 20017 e 2008. A Codevasf vai desobstruir a área e depois que abrir caminho para o riacho,irá fazer o fechamento onde houve a ruptura.
“Será feito um canal mais estreito para ir até o local de percurso normal do riacho. A Codevasf já vai iniciar estudos para implantação de canal de alvenaria no riacho, um projeto que vai demandar mais recursos. Mas a ação mais emergencial já está em andamento. A gente espera que em breve possamos retomar a vida normal com a água voltando ao normal”, complementou o parlamentar.
Segundo Luciano Albuquerque, o projeto maior, irá eliminar o problema de ter água salgada em Petrolina. “Será um canal feito com muro de concreto e acabar por definitivo esse problema. Iniciamos com essa demanda do deputado Odacy que é a mais grave, se trata do ser humano. Mas o projeto maior já estará na agenda do programa de revitalização do rio São Francisco”, discorreu o superintendente.
Conforme Odacy, esse projeto da canalização do Riacho Vitória vai ser feito por existir a vontade de fazer. Ele disse saber que vai exigir um volume muito grande de recursos, mas se tem a vontade e a determinação. de fazer.
“Isso já foi demonstrado pelo governo federal, o superintendente, a presidente Dilma, o presidente da Codevasf, o ministro Gilberto Occhi e já com agenda marcada com o ministro da Casa Civil, Jacques Wagner, e isso nos anima”, frisou o parlamentar.
Sem parar de buscar uma solução para a questão da água ruim na cidade desde o começo de semana, o deputado Odacy Amorim salientou que a vontade era ver o problema resolvido. “Eu não me conformo em ver o povo de Petrolina, principalmente o da periferia, sofrendo tanto principalmente aqueles que não podem comprar água mineral. Problema se resolve enfrentando e graças a Deus estamos vendo aqui com essa ação da Codevasf”, concluiu Odacy Amorim.
Ascom
Blog do banana