Odacy promove audiência pública sobre os efeitos das mudanças climáticas em Pernambuco

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imageA Assembléia Legislativa de Pernambuco debateu na última sexta-feira, dia 12 de julho, as mudanças climáticas no estado, ocasionadas por efeitos da natureza na zona costeira pernambucana. O debate foi proposto pelo deputado estadual Odacy Amorim (PT-PE), em atendimento à Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas da Câmara dos Deputados e Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de Pernambuco.

Para Odacy, a discussão mostrou que é preciso investimentos de proteção nos mares e oceanos e que Pernambuco é um dos estados mais vulneráveis a questões do clima devido à falta de uma atenção maior na zona costeira.

“O maior percentual de habitantes por metro quadrado em zona costeira temos aqui em Pernambuco. Algumas possuem em média 1000 pessoas por quilômetro quadrado. Em outras o numero chega a 9 mil habitante por quilometro quadrado, então esse é um debate que vai merecer um atenção maior dos governos, dos parlamentos porque a prevenção é o melhor remédio.

Na ocasião, o professor de Oceanografia da UFPE, Moacyr Araújo, ressaltou que Pernambuco está sujeito a eventos como o aumento do nível do mar e intensificação dos ventos, em virtude da sua localização.

“Uma das alternativas e minimizar a destruição de proteção como os manguezais. A proposta seria de organização e criação de unidades de conservação espalhados por toda a região costeira de Pernambuco, então isso facilita o combate das ações desses efeitos geofísicos do nosso clima”, explicou o professor.

O secretário-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Hélvio Polito, informou que o Governo vem priorizando ações nos quatro municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), Recife, Jaboatão, Paulista e Olinda, locais com maior densidade populacional.

O relator da Comissão Mista do Congresso, deputado federal Sarney Filho, do PV do Maranhão, ressaltou que os efeitos das mudanças climáticas afetam a população não só no Brasil, mas em todo o planeta. Já o deputado federal Fernando Ferro, do PT, que é vice-presidente da Comissão Mista, agradeceu a parceria do Parlamento pernambucano, em especial ao deputado Odacy Amorim por esse apoio.

“Vamos realizar uma série de audiências em todo o Brasil com o objetivo de colher informações sobre as peculiaridades e problemas de cada região”, disse Ferro.

IMPRENSA ODACY AMORIM – PT-PE

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário