O deputado estadual Odacy Amorim, do PT, usou a tribuna da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) desta segunda-feira, dia 22 de outubro e fez apelo ao governo do estado e também ao governo federal na pessoa da presidente Dilma Rousseff e do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, para que a água do canal do Projeto Pontal que está parada há muitos anos, possa abastecer o açude do Vira Beijú, na região de sequeiro em Petrolina (Sertão do São Francisco).
Segundo Odacy, o açude que tem capacidade para 11 milhões e 800 mil metros cúbicos de água foi construído entre as décadas de 50 e 60, mas tem dificuldade de encher. Ele ressaltou que como a água do Pontal está a menos de 3 Km do açude, essa situação seria resolvida. “O ministério da Integração Nacional precisa liberar essa água, ela chegará por gravidade e realizará um sonho antigo dos agricultores do Vira Beijú”, destacou Odacy
O deputado lembrou que o investimento no Projeto Pontal foi perto de R$ 300 milhões, mas está parado e falta ser concluído porque existe a decisão do ministério em implantar a PPP – Parceria Público Privada – para que o projeto inicie sua operação.
“Quero deixar registrado esse meu apelo em nome do povo do Vira Beiju, que é um açude importante do estado de Pernambuco, que essa água do Pontal que está lá parada no canal possa atender a comunidade inclusive com a irrigação para a produção de alimentação visando a sobrevivência dos animais que estão morrendo com o agravamento da seca e isso é fato. É só ter decisão política do Ministério da Integração para que essa água chegue ao açude do Vira Beiju, um pleito antigo na região”, afirmou Odacy.
Ainda na tribuna da Alepe, Odacy registrou sua ida à Salgueiro na última na quinta-feira, dia 18, para acompanhar o lançamento do programa Chapéu de Palha Estiagem que contou com a presença do governador Eduardo Campos. Odacy foi autor da indicação que solicitou ao governo a implantação do programa no estado.
“Apresentei a indicação aqui nesta Casa no mês de abril solicitando a criação de um Chapéu de Palha para a população sertaneja que vem sofrendo com a estiagem e o governador tomou a decisão em implantar o programa. Uma decisão correta devido a situação das famílias que perderam tudo com o agravamento da seca”, assinalou o deputado petista.
Blog do Banana
4 comentários
Gostei dessa iniciativa!!!
Já pesquei muito neste importante açude,aonde tinham várias espécies de peixes,como o mandin-açú,a traíra,o dourado;a curimbatá…
Vamos salvar o nosso querido açude;pois estas águas,desse açude,já socorreram muitas localidades(abriam as comportas,e suas águas fluíam para esses locais,carentes de águas!!!)…
vc deve ser bobo mesmo pois vazante é a melhor saida, se quando a agua vai baixando e homem vai plantando, irrigação é que tem agrotóxicos, a irrigação irar existir sim é isso que está em todo canto do país, os venenos tem ser mais controlados concordo com vc nessa parte de intoxicar tudo amigo. a vazante seria a saída mesmo, mas ninguém irar respeitar.
Seria muito bom, mesmo. Contanto que não plantem de vazante pra não contaminarem a água do açude com agrotóxico.
Um pedido deste, partindo de Odacy será atendido por FBC?
Tenho minhas dúvidas!
Parabéns Ilustre Deputado Sertanejo, Homem determinado e sabedor do sofrimento do Homem sertanejo da área de sequeiro, aí seria uma beleza que o poder público tomasse essa decisão, pois levaria alegria a muitas famílias do entorno e das margem do grande açude do Vira Beiju, conheci muitas pessoas trabalhando a vazante daquele açude, defendo este tipo de solicitação pois ela é coletiva, de fato vai alavancar pequenos, médios e grandes investimentos na região. ODACY SEJA SEMPRE ASSIM, DEUS ESTARÁ SEMPRE TE GUIANDO E MOSTRANDO IDÉIAS LOUVADORAS EM SUA VIDA.