Odacy reitera que iniciou ainda no começo do seu primeiro mandato defesa dos estudantes da região por mais vagas na Univasf

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemA defesa por critérios para beneficiar os estudantes dos municípios com campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) por mais vagas na instituição, vem sendo feita pelo deputado estadual Odacy Amorim, do PT-PE, desde o começo do seu primeiro mandato. Ainda no primeiro semestre de 2012, o deputado foi procurado por uma comissão de estudantes da região e propôs a realização de uma audiência pública para tratar do assunto.

O debate ocorreu em 19 de abril de 2012 na Câmara de Vereadores de Petrolina quando o parlamentar presidia a Comissão de Negócios Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A audiência foi conjunta com a Comissão de Educação da Assembleia presidida pela deputada também do PT, Teresa Leitão.

Além de estudantes e professores de escolas públicas e particulares de Petrolina e Juazeiro-BA, prestigiaram a audiência pública, o vice-reitor da Univasf, Télio Nobre Leite, representando o reitor Julianelli Tolentino que estava fora de Petrolina; diretores de instituições de ensino superior das duas cidades e gestores de escolas, além de vereadores de Petrolina e região.

Como encaminhamento da audiência, Odacy propôs a criação de um fórum permanente de discussão integrado por outras opiniões e sugestões da forma de ingresso da Univasf, contribuindo assim para uma definição do Conselho Universitário da instituição.

“Lutamos desde o começo do nosso mandato por critérios que beneficiem alunos do campus da Univasf em nossa região. A chegada da universidade federal foi uma batalha árdua e vencida por todos do vale para que os jovens daqui não precisassem mais se deslocar para outras cidades ou estados em busca do sonho de ter um curso superior, especialmente conquistar uma das vagas no curso de Medicina. Quando temos essa possibilidade, vem o Enem que permite que candidatos de outros estados também disputem a vaga. Temos lutado desde por uma espécie de blindagem para os estudantes de nossa região”, argumentou o deputado.

Odacy frisa que outras instituições no País souberam blindar o candidato local e que a Univasf deverá fazer o mesmo. “Temos buscado essa solução e é bandeira de nossa atuação como deputado estadual. Continuamos trabalhando. Sempre senti muita sensibilidade do reitor Julianelli Tolentino em todos os encontros que mantivemos com ele. Mostramos exemplos de outras instituições federais como a Universidade Federal Fluminense, uma das primeiras a criar critérios para os alunos de sua área de atuação”, ressaltou Odacy.

O deputado lembrou que outras federais no Nordeste também seguiram esse mesmo caminho. “O professor Julianelli deverá atender a todos que defendem esse pleito em nome de toda a comunidade local que tanto lutou pela chegada da Univasf. Abraçamos essa causa na certeza de mais uma conquista para a nossa população”, concluiu o deputado Odacy Amorim.

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário