O deputado estadual Odacy Amorim (PT-PE) apresentou indicação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), solicitando ao governador Paulo Câmara, do PSB, autorização para a realização de concurso público de professores nos campi da Universidade de Pernambuco (UPE) em todo o estado. Odacy informou que esteve recentemente com o diretor do campus da instituição em Petrolina, professor Moisés Almeida, que apresentou o quadro de carência de docentes da Universidade, situação semelhante vivida em outros campi da UPE no estado.
“O problema da falta de professores da UPE é de Petrolina e dos outros campi da Universidade, por isso demos entrada na indicação que será publicada no Diário Oficial acredito que desta sexta-feira, dia 6. Peço ao governador Paulo Câmara a realização do concurso para o corpo docente da instituição”, ressalta.
O parlamentar revela que esse assunto também foi tema da reunião da bancada de oposição ao governo na Alepe, na noite desta quarta-feira, dia 4 de março. Odacy também solicitou à deputada Teresa Leitão, do PT, presidente da Comissão de Educação da Assembleia para levar o problema da falta de professores da UPE para o âmbito da Comissão.
“A deputada Teresa Leitão ficou de agendar em breve uma audiência pública para tratar esse assunto. Me coloco à disposição dos estudantes e de toda a instituição para buscarmos o caminho mais rápido de resolver esse problema”, registrou Odacy Amorim.
Segundo a indicação apresentada pelo deputado Odacy Amorim, a carência de professores na UPE vem se constituindo num problema crucial, prejudicando alunos e a instituição como um todo. O texto revela que até o ano passado, essa carência vinha sendo suprida com a contratação temporária de professores. Mas, a partir de 2015, os contratos temporários para docentes universitários foram proibidos por lei, sendo a única forma de ingresso do professor na instituição, a realização do concurso público.
“Portanto, espero sensibilizar o governo do estado para definir pela realização do concurso aqui solicitado nesta indicação”, argumentou o deputado estadual Odacy Amorim ao encaminhar sua solicitação a Paulo Câmara dando ciência também ao reitor da UPE, professor Pedro Henrique Falcão.
Ascom
Blog do Banana