A Escola José Néu, em Salgueiro (PE), no Sertão Central, recebeu na última terça-feira (29) o Projeto ‘Poesia que Educa’, realizado pelo poeta Josenilson Silva. Durante cinco aulas em cada turno, os alunos do 4ª e 5º Ano tiveram a oportunidade única de mergulhar no universo da literatura popular nordestina e explorar as técnicas de escrita e criação de cordéis.
Josenilson, conhecido por suas apresentações e dedicação à preservação da cultura nordestina, compartilhou sua paixão e conhecimento com os estudantes. “É muito prazeroso partilhar o conhecimento e a arte, quando olho nos olhos dos estudantes e percebo o encanto e o nascimento dos primeiros versos e rimas. É muito gratificante“, destacou o professor.
Durante as aulas, os alunos aprenderam sobre a história do cordel, suas características e técnicas de composição. Eles também tiveram a chance de criar seus próprios cordéis, explorando temas como amor, natureza e sociedade. “Eu gostei muito! A aula foi bem criativa e a gente vai poder criar histórias e aprender sobre a cultura. Meu cordel foi com o tema ‘lugar’, e escrevi sobre Conceição e as coisas que temos por aqui“, disse uma aluna da Escola José Néu.
Curso
O curso contou com a participação de 59 alunos e professores, que apresentarão seus trabalhos finais na segunda etapa do projeto – que será realizada em novembro com uma sessão de leitura aberta ao público. “Essa oficina é muito importante pelo aprendizado e pela oportunidade que os alunos têm para se expressarem. É um incentivo bem maior para que os estudantes possam produzir poesia e seguir os passos de outros poetas da comunidade“, comentou a professora Celcia Marcelina.
O Poesia que Educa tem a produção do Moinho Estúdio Criativo e foi realizado com o incentivo da Prefeitura de Salgueiro/Secretaria de Cultura e Esportes e do Governo Federal/Ministério da Cultura, através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Para mais informações, bastar entrar em contato com o Josenilson Silva ou o Moinho Estúdio Criativo pelo Instagram @poetajosenilsonsilva ou e-mail promoinho@gmail.com.