Operários da Arena Pernambuco paralisam as obras mais uma vez

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Pela terceira vez em menos de um ano, os operários da Arena Pernambuco paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira. Os cerca de três mil operários, que trabalham no canteiro de obras do estádio, que está sendo erguido na cidade de São Lourenço da Mata, a 19 quilômetros do Recife, suspenderam as atividades e, imediatamente, o sindicato da classe entrou em uma reunião com os representantes da construtora responsável pela obra a fim de solucionar o impasse.

De acordo com a construtora, os trabalhadores reivindicam um aumento em 70% do dinheiro recebido aos sábados e, além do reajuste, os trabalhadores solicitam a criação de um plano de saúde. A Arena Pernambuco corre contra o tempo para estar disponível para a Copa das Confederações, evento que serve como teste para a Copa do Mundo. Para isso, as obras têm de estar concluídas até fevereiro de 2013. O último balanço divulgado pelo consórcio responsável pelas obras da Arena Pernambuco indicam que a construção está perto dos 50% de conclusão. O estádio está confirmado para a Copa do Mundo de 2014, mas apenas em novembro é que sairá a decisão da Fifa sobre a utilização da arena na Copa das Confederações.

Resposta

Em reunião com a direção da obra nesta manhã, os trabalhadores da Arena Pernambuco solicitaram plano de saúde, folga no dia do pagamento e reajuste nas horas-extras. A direção da obra esclareceu que todas essas solicitações precisam ser discutidas na convenção coletiva estadual, num processo que será conduzido pelo Sintepav junto ao representante patronal, o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon-PE). O Consórcio responsável pela obra vai acatar a decisão da convenção e informa que está mantendo diálogo aberto e constante com o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem no Estado de Pernambuco (Sintepav-PE), que representa os trabalhadores da obra.

A empresa já paga aos seus funcionários salários acima do previsto pela convenção estadual trabalhista, salários esses equiparados aos pagos aos trabalhadores do setor em Suape, além de pagar 30 horas mensais do Programa de Incentivo à Produtividade (PIP) e 90 horas semestrais referentes à Participação de Lucros e Resultados (PLR), que juntos somam 270 horas semestrais.

A empresa informa ainda que desde 1º de agosto reajustou os salários dos trabalhadores em 10,5%, conforme acordado com o Sintepav. Desta forma, enquanto o salário estabelecido pela convenção é de R$ 991,85 para um profissional. Na Arena Pernambuco está sendo pago R$ 1.106,35. Além disso, oferece benefícios como transporte, alimentação e serviços de saúde.

Volta aos trabalhos

Ainda pela manhã, atendendo a um pedido dos trabalhadores, a direção da obra concordou em suspender o expediente desta terça-feira sem desconto das horas paradas. As atividades serão retomadas normalmente na quarta-feira. O Consórcio também vai atender a outro pedido dos trabalhadores, desta vez referente à ampliação dos dias de folga. Hoje, os trabalhadores que moram mais distante têm direito a um dia de folga para visitar suas famílias. Com a mudança, passam a ter direito a três dias.

Related Posts

1 comentário

O PODER 7 de agosto de 2012 - 17:49

O governador não é do PSB, cd a alinhamento político!!!

Responder

Deixe um comentário