Neste Dia Nacional da Doação de Órgãos (27.09), a Organização de Procura de Órgãos (OPO Dom Malan) realizará uma Missa em Ação de Graças em agradecimento às famílias dos doadores. O evento acontecerá na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Vila Eduardo, às 18h30.
A iniciativa, faz parte das comemorações do Setembro Verde (campanha nacional que incentiva o debate sobre a doação e o transplante de órgãos). “Realizamos outros eventos ao logo do mês, como uma sensibilização no Dom Malan e Hospital Universitário, ato público e simpósio, e agora chegou a vez de unirmos as famílias, profissionais de saúde envolvidos e a população para participar desse momento de fé, oração e agradecimento”, esclarece a enfermeira gerente da OPO, Évora Leal.
De acordo com a profissional, as respostas positivas das famílias têm aumentado e isso mantém Petrolina em destaque na captação de órgãos no cenário estadual e nacional. Em 2017, foram 55 autorizações familiares, com a captação de 42 fígados, 106 rins, 18 corações e 2 pâncreas. Esse ano, até agosto, 42 autorizações familiares, 38 fígados doados, 76 rins, 14 corações e 2 pâncreas.
“Temos uma média de 78% de respostas positivas nas entrevistas familiares realizadas e acredito que podemos melhorar esse número aumentado o diálogo sobre o tema, inclusive no âmbito familiar. O conhecimento prévio sobre o desejo de uma possível doação, faz a família decidir com mais segurança na hora necessária”, complementa.
Ascom