Os cuidados com a saúde mental no Enem

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
É importante saber como se preparar para evitar o desgaste antes da prova
O final do ano se aproxima e, para os estudantes do último ano letivo e demais vestibulandos, isso significa a chegada do tão esperado Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. E por causa da desgastante preparação intelectual desse processo seletivo e de toda a tensão que existe em torno dele, é natural que os jovens sofram com a exaustão mental.
Misael Carlos, coordenador do curso de Psicologia da UNINASSAU Petrolina, explica que processos seletivos, como o Enem, tendem a ser eventos estressores, que podem causar nervosismo e ansiedade, e que, por isso, é importante que o aluno fique atento à autocobrança excessiva. “Por mais que o estudante deposite muitas expectativas sobre esse momento, ele precisa lembrar-se de que sua vida não é definida por uma prova”, pontua.
O mais recomendado é que o aluno se prepare para o Enem com antecedência, fazendo avaliações similares ao processo seletivo para treinar suas competências e habilidades e, até mesmo, para acostumar-se com o tempo de realização. Revisando os assuntos aos poucos, a tendência é que ele se sinta mais confiante e consiga assimilar os conteúdos de forma eficiente e sem sobrecarga mental, o que pode levá-lo a fazer uma prova mais consciente e tranquila.
O coordenador também faz algumas recomendações para preservar a saúde mental nos dias anteriores ao Enem, como evitar fadigar a mente fazendo revisões em cima da hora e virando a noite estudando, pois são coisas que podem provocar o famoso “branco” na hora da prova. “Uma vez que houve preparação durante o ano inteiro, a ideia é que os dias que antecedem o Exame sejam tranquilos e usados para relaxar a mente e o corpo com alguma atividade prazerosa, como assistir um filme ou sair com os amigos”, sugere Misael.
A preparação para o Enem precisa ir além da dedicação aos estudos. É necessário, também, dar atenção à própria saúde mental. Estabelecer limites, respeitando corpo e mente, e não renunciar aos momentos de descanso são passos essenciais para, certamente, realizar uma prova com menos tensões, ansiedades e angústias.

Related Posts