Nascido em Caxias do Sul em 1918, Mário Andreazza, coronel do Exército, logo cedo, na carreira militar, ganhou espaços estratégicos, justamente por sua liderança e fino trato com os colegas de fardos menores ou maiores na hierarquia oficial. Seu preparo e pragmatismo, lhe rendeu confiança necessária para que se tornasse no regime militar(1964-1985) um quadro técnico com conhecimento e estatura suficientes, para tocar obras de integração nacional, na Amazônia, Sudeste e Nordeste. Foi ministro dos Transportes nos governos, Costa e Silva e Garrastazu Médici. Tocou grandes obras estruturadoras.
Em 1977, trabalhou na campanha interna que tornou João Baptista Figueiredo presidente da República em 1979. Voltou a ser ministro de governo, ocupando a pasta do INTERIOR. Mário Andreazza incluía em seu ministério o gerenciamento da SUDENE e CODEVASF.
No começo dos anos 1980, alinhavou, fortaleceu, com lideranças sertanejas no congresso, a infraestrutura da CODEVASF, mantendo-se interlocutor permanente do então senador e presidente do congresso nacional, Nilo Coelho. Seria derrotado na disputa interna do PDS por Paulo Maluf, na indicação para ser candidato a presidente da República. Esse fato fez surgir a Frente Liberal liderada por Marco Maciel, José Sarney, Antônio Carlos Magalhaes em 1984.
O que tornou possível a aliança com o MDB de Tancredo Neves. A aliança elegeu Tancredo que morto tornou Sarney presidente. Com apoio velado desse Mário Andreazza que durante sua passagem no MINISTÉRIO DO INTERIOR, abriu os cofres da República para tocar o maior empreendimento público em Petrolina, a irrigação que agora é principal suporte da rentabilidade e autonomia dessa terra.
Mário Andreazza esteve em Petrolina para celebrar contratos e conduzir a construção de “canais principais” que abririam a irrigação transformadora de um ambiente marcado pela seca impiedosa. Suas conversas com Nilo Coelho senador, frutificaram parte desse sucesso que revela a força produtora dos sertões. Mário Andreazza morreu em 1988 sepultado no Rio de Janeiro.
Marcelo Damasceno
Rádio Grande Rio FM
PETROLINA PE