Líder nas Pesquisas – Com mais do dobro dos votos do seu principal oponente, apontados em pesquisas de diferentes institutos de pesquisa, o Prefeito ainda apresentou crescimento e viu o seu principal oponente cair para o terceiro lugar – Pesquisa Ibope Rede Globo divulgada em 17/08/2012: Lóssio 40%, Odacy 19%, Fernando Filho 17% e Rosalvo 3%.
Índice de Rejeição Baixo – Em relação ao seu principal oponente, que detém quase o dobro de rejeição segundo Pesquisa Ibope Rede Globo divulgada em 17/08/2012: Odacy 18%, Lóssio 20%, Rosalvo 29% e Fernando Filho como o mais rejeitado com 39%, o candidato Lóssio se mantém firme na disputa.
Popularidade em Alta – Superando a barreira dos 60% de aprovação, o Prefeito que amargou números bem inferiores durante os primeiros anos de sua gestão, conseguiu emplacar projetos como o Nova Semente e a Regularização Fundiária e com isso hoje, desfruta de uma aprovação que o credencia como o favorito ao pleito de outubro próximo, já que com esse índice de aprovação, raramente se perde uma eleição, segundo dados históricos.
União de Adversários por Conveniência – A união do grupo de seu principal oponente, revela uma união momentânea e ainda carregada de desconfiança mútua e recheada de seqüelas deixadas pela eleição de 2008, quando FBC, mesmo sendo do mesmo Partido o PSB, abandonou Gonzaga à própria sorte e ainda mais, tenta apagar dos eleitores a rivalidade que sempre existiu na Era “Fernando x Gonzaga”. Como todos sabem, quem vota em Gonzaga, é porque não quer votar em Fernando e quem vota em Fernando, é porque não quer votar em Gonzaga. Os números das últimas eleições para Deputado Federal revelam essa tendência. Comenta-se ainda na cidade que não seria novidade que em uma eventual eleição o Fernandinho possa criar algum desentendimento com o Gennedy Patriota, para afasta-lo do poder, tal qual fez o seu pai com Cristina do PT quando se elegeu para Prefeito tendo a mesma como vice.
A Solidificação da Candidatura de Odacy – É sabido que o grupo de Fernando Filho, tentou até o último momento impedir a candidatura do petista à prefeitura de Petrolina, pois sabem que a mesma acaba trazendo uma ligeira vantagem para o prefeito Júlio Lóssio. Firme, Odacy não cedeu as pressões e somados a crise que se instalou entre PSB e PT na disputa pela prefeitura do Recife que acabou com as interferências de Eduardo Campos na legenda petista, continua apostando no seu sonho de voltar a comandar a prefeitura que já comandou por dois anos e já figura aparecendo em 2º lugar das intenções de voto segundo a pesquisa divulgada no último dia 17/08/2012, mesmo enfrentando limitações de recursos.
O Decisivo Apoio do Clã dos COELHO – A escolha de Guilherme Coelho para a vaga de vice, foi uma cartada de mestre. Guilherme com um histórico de serviços prestados à cidade, quando foi Prefeito por dois mandatos, vem para somar e para contribuir com a sua experiência como gestor público e para reativar e dar seqüência à carreira política e aos inúmeros trabalhos desenvolvidos pelo seu pai o Ex-Deputado Federal Osvaldo Coelho em prol da cidade de Petrolina, dentre os quais a Univasf e os Projetos Irrigados, carros-chefes do desenvolvimento regional. Com Guilherme ao seu lado o Prefeito atraiu também o outro Coelho, Geraldo que também é detentor de histórico inquestionável de serviços prestados à nossa cidade e de quebra atraiu os eleitores tradicionais que sempre votaram nos Coelho.
Escrito por José Amarante Sobrinho, Historiador.
Blog do Banana
