A atenção e os cuidados à saúde oferecidos no conforto do “lar” com humanização e responsabilidade pela equipe do Serviço de Atenção Domiciliar de Petrolina, SAD, satisfazem às necessidades dos usuários que precisam de um cuidado diferenciado próximo a suas famílias.
O servidor municipal, Tadeu Plinio, com muita satisfação e gratidão procurou a equipe da Secretaria de Saúde para enumerar os serviços do SAD em Petrolina e falar sobre a qualidade da atenção recebida. “A excelência desse serviço é excepcional, os profissionais têm todos os cuidados necessários com a nossa saúde, tudo que eu tenho precisado para a minha reabilitação eu encontro no SAD. A essa nobre secretária, Lucia, que junto com o prefeito Júlio Lossio conseguiram melhorar a saúde em Petrolina, meus eternos agradecimentos. Lucia Giesta é a gestora que tanto dinamizou a saúde do povo da Areia Branca”, afirmou emocionado Tadeu.
Tadeu Plínio é servidor municipal, pai de três filhos, esposo e líder comunitário do bairro Areia Branca. O servidor sempre esteve presente nas militâncias sociais de Petrolina e em um gesto de reconhecimento dados pela sua honradez e cordialidade, pôde socializar um pouco da sua experiência no SAD.
A situação dos comunitários antes de 2008 também foi lembrada por Tadeu. Na época a comunidade da Areia Branca contava apenas com uma simples casa com estrutura domiciliar, alugada e precária onde funcionava a unidade de saúde com apenas um médico em regime de 20 h/s durante dois dias na semana.
Com a construção da AME Manoel Possídio, três equipes de Saúde da Família atendem diariamente em uma estrutura moderna, espaços que satisfazem as expectativas e necessidades da população, com consultórios odontológico, de enfermagem, médicos, sala de vacinação, farmácia, em ambiente totalmente climatizado.
O SAD
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), através do programa “Melhor em Casa”, proporciona toda a assistência e cuidado às pessoas no conforto de seu lar. O programa foi lançado em 2012 e conta com três Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) composta por médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social, e ainda uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), formada por fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista.
A secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, fala sobre o SAD e explica que a meta da secretaria é potencializar ainda mais o serviço. “Este tem sido o nosso diferencial, estamos atentos aos programas lançados pelo Ministério da Saúde para logo trazer aos petrolinenses, a exemplo do SAD, com proposta de cuidado acolhedor e acompanhamento de saúde com dignidade às pessoas que necessitam de atenção especial no conforto do lar, próximo às pessoas que os amam, isto faz bem aos pacientes e auxilia na sua recuperação, é a equipe de saúde que vai ao encontro do paciente”, afirmou a secretária.
A identificação dos pacientes ocorre conforme portaria de maio de 2013, que define a utilização do programa “SAD – Melhor em Casa” para as pessoas que tenham um perfil de necessidades clinico-hospitalar que possam estar sendo elegidas para acompanhamento no próprio domicilio, como mostra ainda a secretária Lucia.
“Estamos investindo para que Petrolina possa ampliar o número de equipes que atuam no programa, hoje estamos com 3 equipes e cumprimos o que manda a portaria, buscamos atuar também junto à rede hospitalar, na intenção de diminuir as filas a espera de leitos, dando mais rotatividade aos leitos existentes e possibilitando assim que mais pessoas tenham acesso”, finalizou a secretária de Saúde.
ASCOM- Saúde
Blog do Banana