Saúde

Pacientes de menor gravidade são a maioria dos atendimentos na UPA24H

imageOs atendimentos de urgência/emergência realizados na UPA 24H, gestão IMIP, começaram no último dia 30 de julho e, desde então, a grande maioria dos pacientes atendidos são da menor grau de gravidade. Em números obtidos entre os dias 30 de julho e 15 de agosto, exatos 67% dos atendidos são da faixa verde. A faixa amarela, intermediária, são 22%. O restante, 11%, são para os pacientes da faixa vermelha. Estes necessitam de atendimento imediato.

A UPA24h tem como caráter de atendimento a classificação de risco, que é entendida como uma necessidade para melhor organizar o atendimento, garantindo que seja resolutivo e humanizado. É um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de atendimento médico,de acordo com o grau de risco.

Esse processo se dá mediante escuta das queixas e tomada de decisão baseada em protocolo.

Ao chegar na UPA, o usuário é acolhido pelos funcionários da portaria/recepção e encaminhado para fazer a ficha de atendimento.

Após a sua identificação, o usuário é encaminhado para a Classificação de Risco onde é acolhido pelo auxiliar de enfermagem e enfermeiro que, utilizandoinformações dadas por ele, se baseia no protocolo e classifica o usuário em:

– VERMELHO, ou seja, emergência (será atendido imediatamente na sala de emergência);

– AMARELO, ou seja, urgência (será atendido com prioridade sobre os pacientes classificados como VERDE, no consultório ou leito da sala de observação);

– VERDE, ou seja, sem risco de morte imediato (somente será atendido após todos os pacientes classificados como VERMELHO e AMARELO); e

– AZUL, ou seja, quadro crônico ou caso social (deverá ser preferencialmente encaminhado para atendimento em Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou atendido pelo Serviço Social) e se desejar poderá ser atendido após todos os pacientes classificados como VERMELHO, AMARELO e VERDE

Observação importante: Todos os pacientes classificados serão atendidos pela Equipe de Saúde da UPAE pela ordem de gravidade e não pela ordem de chegada do paciente na unidade.

A enfermeira Marta Poliana, do Núcleo de Educação Permanente de Epidemiologia (NEPE), está realizando, desde o último dia 10, pequenas palestras para os pacientes que aguardam atendimento no local. Com o objetivo de utilizar esse encontro para esclarecer o cidadão a respeito do atendimento de urgência/emergência por classificação de risco e mostrar a importância do atendimento pela condição clínica do paciente. Os pacientes são bem atenciosos, participativos e compreendem a importância dessa forma de atendimento”, explica.

Dr Etiel Lins, chefe médico da UPA24h, explica que alguns pacientes, por não compreenderem o novo formato de atendimento, continuam questionando quando algum paciente é atendido mesmo chegando depois na unidade. “A gente mostra aos pacientes a importância do atendimento pelos critérios de classificação de risco”, conta.

A UPA24H funciona todos os dias e conta com três médicos de plantão por 24h. Para ser atendido, basta que o paciente se dirija até a unidade que fica na Av. Honorato Viana, próximo ao HGU.

Dalmir Campos

Assessoria de Comunicação / ASCOM

UPA24h/UPAE – Petrolina/PE

Gestão IMIP

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress