Desnutrição. A palavra para a maioria das pessoas ainda é sinônimo de magreza excessiva. Relacionada como condição daqueles que passam fome. Que lembra imagens de gente que está “couro e osso”. Mas não é apenas isso. Nos últimos anos, em paralelo a epidemia da obesidade e também melhor condição econômica do brasileiro, tem crescido um tipo pouco conhecido de desnutrição: a proteica. Nela, o doente parece bem nutrido. Pode até mesmo ser gordinho. Mas está longe de ser saudável. Nesse caso o paciente sofre as consequências do desequilíbrio nutricional do excesso de carboidratos, gorduras, açúcares e da pouca ingestão de proteínas. Uma pesquisa nacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica com 1,2 mil brasileiros revelou quejá há 25 milhões de obesos no País, sendo 6,8 milhões com obesidade mórbida.
Chefe do serviço de Cirurgia Geral do Hospital das Clínicas (HC), o médico Álvaro Ferraz explica que temos três tipos de desnutrição: a calórica, a proteica e a combinada calóricoproteica. Na calórica, esclarece, o paciente é muito magro, tem pele seca e o quadro geral comprometido. Na calórico- proteica o quadro é parecido com o do paciente magro. Já na deficiência proteica, a situação clinica é diferente. A pessoa apesenta edemas, inchaço. Nela o paciente não necessariamente está magro, pelo contrário é gordo. É uma desnutrição que antigamente era menos frequente”, disse.
Esse é o caso do paraibano Carlos Antônio dos Santos Freitas, mais conhecido como Carlinhos, 28 anos, que chegou ao HC no início de julho passado. Com 420 kg, o paciente apesarde superobeso tem uma desnutrição proteica grave. Carlinhos, assim como outros pacientes nesta mesma condição priorizaram na alimentação a ingesta de massas, biscoitos, salgados e congelados. “A população está ingerindo muito carboidrato, que são alimentos mais baratos, como pão e o macarrão, por exemplo. O problema da proteína é que ela, geralmente, está presente em alimentos mais caros, como a carne, o leite, o queijo”, comenta Ferraz. No grupo e dos obesos desnutridos, destaca, também há muitos com deficiência de vitaminas e sais minerais. (Folha de Pernambuco)
Blog do Banana
