Com o propósito de oferecer suporte prático aos profissionais do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh), aliviar os sintomas de ansiedade e estresse, e proporcionar estratégias eficazes para lidar com esses problemas, membros de um projeto de extensão no âmbito universitário organizaram uma palestra sobre manejo da ansiedade e saúde do sono, realizada no dia 22 de setembro, no auditório do HU.
As psicólogas Bruna Marques e Hanna Matias, formadas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), conduziram a palestra e puderam abordar a identificação de alguns gatilhos que desencadeiam a ansiedade, para lidar com eles de forma a mitigar os danos do estado ansioso prolongado, bem como técnicas e hábitos para colocar o sono em dia, incorporando o hábito da higiene do sono, por exemplo.
“Quando eu tive o primeiro contato com o hospital, em função das atividades acadêmicas, eu percebi relatos de sintomas de ansiedade por parte de profissionais, o que motivou a elaboração do projeto, que envolverá também oficinas com práticas de mindfulness com vistas à promoção da saúde mental e o bem-estar dos participantes”, relata Agda Amaral, estudante do curso de Medicina da Univasf e integrante do projeto intitulado ‘Educação em saúde mental: manejo da ansiedade’.
O projeto é coordenado pelo psiquiatra do HU-Univasf, Godson Teixeira, e conta com a colaboração do professor do Colegiado de Psicologia da Univasf, Alexandre Barreto, assim como de estudantes voluntários dos cursos de Medicina e de Psicologia. As oficinas aplicadas terão dois momentos de avaliação da classificação da ansiedade nos funcionários, um primeiro momento na oficina inicial e o segundo momento no décimo encontro, após a finalização. por meio de escala definida em Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE).
Com informações da Ascom HU Univasf