Após três dias de intensos debates, o Seminário Estratégias para o Desenvolvimento Econômico a partir do Rural foi finalizado, nesta sexta-feira (12/5), no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Feira de Santana, com participação de representantes e equipes técnicas de 26 consórcios públicos baianos.
Realizado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a atividade cumpriu o objetivo de alinhar e encorajar os consórcios públicos na execução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável.
O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, celebrou esse momento de diálogo. “Esse é mais um grande passo para o desenvolvimento rural da Bahia. Agora, vamos avaliar todas as demandas e construir juntos as novas estratégias para a gente avançar na agricultura familiar e na produção de alimentos na Bahia”.
Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, reforçou a necessidade de nivelamento entre consórcios públicos e Governo do Estado na execução de políticas públicas para a agricultura familiar. “Com a introdução, nos últimos oito anos, das políticas públicas de desenvolvimento econômico dos municípios a partir do rural em que o protagonismo é da agricultura familiar, nós já investimos mais de R$ 140 milhões, traduzidos em resultados eficientes apresentados nesse seminário. Agora, nós vamos deliberar novas ações com focalização na mandiocultura, na produção de leite, na ovinocaprinocultura, na produção de mel e de cacau e chocolate. Sigamos firmes e fortes nessa construção juntos, municípios, colegiados territoriais, Governo do Estado e, agora, Governo Federal”.
Presente ao evento e ouvindo os encaminhamentos, o coordenador-geral do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na Bahia, Tyta Ferreira, abriu as portas para receber as demandas da agricultura familiar. “É importante destacar que a porta do MDA está aberta para agricultura familiar e para a gente construir, de fato, a geração de emprego e a permanência do homem e mulher do campo”.
Cacau+
Uma das experiências exitosas apresentadas no evento foi a estratégia Cacau +, do Consórcio Ciapra Baixo Sul. O momento foi ministrado pelo secretário-executivo do consórcio, Leandro Ramos. “Finalizamos o primeiro ciclo do Cacau + e a gente já consegue identificar os resultados na assistência técnica e um aumento de produtividade de 103%, já que saímos de 14,2 para 29 arrobas por hectare, cumprindo aí o planejamento inicial para o programa, que prevê no horizonte de três anos a elevação da produtividade para 80 arrobas por hectare.”
As oficinas e palestras deixaram os participantes satisfeitos. A secretária de Agricultura de Iaçu e representante do consórcio Chapada Forte, Micherlanne Ferraz, contou sobre a qualidade do conteúdo aplicado e dessa parceria com a CAR. “O evento nos ajudou a reconhecer as novas propostas do Governo do Estado para a agricultura familiar e a importância dessa parceria para a execução das políticas públicas para a agricultura familiar. O respaldo do Estado está dado. Agora, é hora dos municípios e prefeitos fazerem a sua parte”.